Secções
Entrar

Vice do Parlamento Europeu contra cortes a Portugal

10 de outubro de 2016 às 15:27

"A grande maioria das forças políticas" do Parlamento Europeu "manifestou-se contra o congelamento dos fundos estruturais (...) porque vai contra os princípios da coesão"

O vice-presidente do Parlamento Europeu, Ramón Luís Valcárcel Siso, afirmou hoje que a instituição se opõe "firmemente" às sanções propostas para Portugal e Espanha, frisando que tal vai contra os princípios da coesão.

"O Parlamento Europeu [PE] opõe-se firmemente aos cortes propostos pela Comissão Europeia", afirmou o vice-presidente do PE na sessão de abertura da Semana Europeia das Regiões e Cidades.

O responsável disse mesmo que "a grande maioria das forças políticas" do Parlamento Europeu "manifestou-se contra o congelamento dos fundos estruturais (...) porque vai contra os princípios da coesão".

Para Valcárcel Siso, uma suspensão de fundos comunitários "iria travar o desenvolvimento e criar incerteza nos investidores".

Dirigindo-se à comissária europeia para a política regional Corina Cretu, presente na sessão, o vice-presidente do Parlamento sublinhou que: "Os cidadãos europeus têm que ver como aqui estamos a estimular o investimento" e "uma suspensão dos fundos poderia impedir que realizássemos aquilo que os cidadãos esperam de nós, os políticos".

Também o presidente do Comité Europeu das Regiões, Markku Markkula, defendeu na sessão que um corte nos fundos estruturais irá "criar instabilidade económica" nos dois países, assinalando que "um euro gasto em coesão cria um valor acrescentado de 1,27 euros".

"Encontramo-nos num momento de incertezas e com grandes desafios (...) precisamos de uma política de coesão inovadora, reformada e mais forte", realçou.

Na sua intervenção, Corina Cretu disse estar "convencida que a política de coesão é mais importante que nunca" e disse haver agora a necessidade de "olhar para questões de flexibilidade, desempenho e simplificação".

No quadro do processo de sanções lançado contra os dois Estados-membros por falta de acções efectivas para correcção dos respectivos défices, a Comissão acabou por recomendar, em 27 de Julho passado, a suspensão de multas a Portugal e Espanha - decisão confirmada em 08 de Agosto pelo Conselho Ecofin (ministros das Finanças dos 28) -, mas segue o processo automático de congelamento parcial de fundos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela