Secções
Entrar

UE: Desemprego mantém-se a níveis baixos

29 de julho de 2016 às 11:01

Valores permanecem os mais baixos dos últimos anos também na zona euro, afiança o Eurostat

A taxa de desemprego na zona euro e no conjunto da União Europeia manteve-se estável em Junho face ao mês anterior, nos 10,1% e 8,5%, respectivamente, permanecendo assim nos valores mais baixos dos últimos anos, revela hoje o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, a taxa de desemprego na zona euro representa um recuo em termos homólogos, face aos 11,0% registados em Junho do ano passado, e permanece no valor mais baixo desde Julho de 2011, enquanto na UE a 28 a taxa de 8,5% fica um ponto abaixo daquela verificada há um ano (9,5%), e continua a ser a mais baixa desde Março de 2009.

Portugal acompanhou esta tendência, ao registar em Julho uma taxa de desemprego estável face ao mês anterior, de 11,2% (contra 12,3% em Junho de 2015), que permanece como a sexta mais elevada da UE, atrás de Grécia (23,3%, valor de Abril), Espanha (19,9%), Croácia (13,2%), Chipre (11,7%) e Itália (11,6%).

No extremo oposto, os Estados-membros com taxas de desemprego mais baixas em Junho foram Malta (4,0%), República Checa (4,1%) e Alemanha (4,2%).

No que respeita ao desemprego jovem, a taxa recuou ligeiramente tanto na zona euro (de 20,9% em Maio para 20,8% em Junho) como no conjunto da União (de 18,7% em maio para 18,5% em Junho), sendo as quedas mais significativas em termos homólogos, pois um ano antes fixavam-se nos 22,5% e 20,6%, respectivamente.

Malta (6,9%) e Alemanha (7,2%) registaram as menores taxas de desemprego jovem, enquanto a Grécia (47,4% em Abril) e a Espanha (45,8%) continuam a ter as mais elevadas.

Em Portugal, a taxa de desemprego jovem recuou para os 27,2%, face aos 28,1% no mês anterior e 31,8% em termos homólogos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela