Secções
Entrar

Sindicato de Jornalistas contra compra da Media Capital

22 de novembro de 2017 às 18:21

Sindicato manifesta preocupação com a "pluralidade e a democracia", que consideram estar "em risco", bem como os postos de trabalho.

O Sindicato de Jornalistas (SJ), em conjunto com outros sindicatos, está contra a compra da Media Capital pela Altice e anunciou esta quarta-feira que vai pedir uma "reunião com carácter de urgência" com a Autoridade da Concorrência (AdC).

A Altice anunciou em 14 de Julho, dois anos depois de ter comprado a PT Portugal (MEO), que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para a compra da Media Capital, dona da TVI, entre outros meios, numa operação avaliada em 440 milhões de euros.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não conseguiu chegar a consenso sobre o negócio, tendo este sido remetido para a alçada da AdC.

Em comunicado divulgado, o SJ, em conjunto com o SINTTAV - Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais e o STT - Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual, manifestou a sua oposição ao negócio. "Tencionamos dizê-lo, cara a cara, à Autoridade da Concorrência, à qual vamos exigir hoje mesmo uma reunião com carácter de urgência sobre este negócio ruinoso", afirmam os três subscritores do comunicado.

A proposta de compra da dona da TVI "é o negócio mais mal-amado dos últimos anos no nosso país" e "é um negócio que não reúne o consenso nem dos empresários do sector, nem dos reguladores e muito menos dos trabalhadores. É um negócio que antes de ser já não é", afirmam.

Criticando que "o poder político tem calado o incómodo", os três sindicatos apontam que as práticas da Altice, que em Junho de 2015 comprou a PT Portugal (MEO), se traduzem num "esvaziamento consecutivo das empresas" e "descapitalização financeira e de recursos humanos", o que corresponde ao "retrato de uma empresa vampira".

Manifestando preocupação com a "pluralidade e a democracia", que consideram estar "em risco", bem como os postos de trabalho, os sindicatos prometem não ficar de braços cruzados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela