Secções
Entrar

Regulador da aviação dos EUA anuncia corte de 10% dos voos devido ao "shutdown"

Negócios 05 de novembro de 2025 às 22:11

A ordem tem efeito a partir de sexta-feira e abrange os 40 maiores aeroportos norte-americanos. Paralisação do governo federal congelou os salários de controladores de tráfego aéreo e seguranças aeroportuários.

A Administração Federal da Aviação dos EUA ordenou um corte de 10% do tráfego aéreo nos 40 maiores aeroportos norte-americanos, a partir de sexta-feira, em mais um efeito da paralisação da administração pública federal norte-americana.   
A  paralisação está a impedir que cerca de 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 seguranças aeroportuários recebam o salário, levando a ausências que estão a afetar dezenas de milhares de voos, o que fez com que as companhias aéreas alertassem para os riscos de segurança.         O administrador da FAA Bryan Bedford disse que a agência não vai esperar até que haja um problema para agir, afirmando que o “shutdown” está a levar a pressões sobre os trabalhadores que “não podem ser ignoradas”.      O secretário dos Transportes dos EUA, Sean Duffy, tinha já alertado na terça-feira que, se a paralisação continuar durante mais uma semana, poderá levar a um “caos massivo” e levar ao fecho de parte do espaço aéreo à aviação comercial, o que terá graves consequências para o país.      Uma associação do setor estima que mais de 3,2 milhões de passageiros tenham sido afetados por atrasos ou cancelamentos dos voos devido a ausências dos controladores de tráfego aéreo desde o começo da paralisação, a 1 de outubro.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela