Secções
Entrar

Portugal em 5º lugar entre os 38 países mais corruptos

16 de junho de 2015 às 16:23

Um inquérito da consultora Ernst & Young sobre fraude e corrupção em 38 países coloca Portugal na quinta posição dos mais corruptos, a seguir à Croácia, Quénia, Eslovénia e Sérvia, e depois da Índia e Ucrânia

A consultora Ernst&Young entrevistou 3.800 trabalhadores, de 38 países da Europa Ocidental e de Leste, do Médio Oriente, Índia e África, e conclui que 83% dos inquiridos portugueses concordam que as práticas de suborno/corrupção acontecem de uma forma generalizada em Portugal.

Na Croácia, 92% dos entrevistados partilham a mesma convicção, sendo o país com o pior resultado. Na Bélgica, apenas 34% admitem haver corrupção contra 26% na Alemanha e 11% na Finlândia. A Dinamarca é o país com melhor desempenho no inquérito, com apenas 4% dos inquiridos nacionais a defender que as práticas de suborno e corrupção são generalizadas.

"No último ano e meio, Portugal tem sido fustigado por casos de corrupção. Por isso, os entrevistados terão mais propensão para responder positivamente" a questões relacionadas com corrupção e fraude, afirmou Pedro Cunha, da Ernst & Young, na apresentação dos resultados do inquérito, hoje em Lisboa.

Dos inquiridos em Portugal, 61% consideram que existiu uma distorção de resultados financeiros das empresas e apenas 28% consideram a ética empresarial da sua organização como "muito boa". Contudo, 25% acreditam ter existido uma melhoria nesta matéria na sua empresa, nos últimos dois anos.

Comparado com outros sectores, o sector financeiro destaca-se no estudo como sendo aquele em que a ética está mais salvaguardada, devido sobretudo às exigências impostas pelo regulador, um papel assumido em Portugal pelo Banco de Portugal e CMVM.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela