Secções
Entrar

Moscovici: resposta de Portugal à Comissão é o mais importante

12 de julho de 2016 às 10:42

Comissário europeu dos Assuntos Financeiros e Económicos falou aos jornalistas antes do início da reunião do Ecofin

O comissário europeu dos Assuntos Financeiros e Económicos destacou hoje, em Bruxelas, que o "importante actualmente é a qualidade da resposta" que Portugal e Espanha darão à esperada confirmação das recomendações da Comissão sobre violação do défice.

"O critério para avaliar o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) é através deste processo e que leve a uma diminuição efectiva dos défices estrutural e nominal. O importante actualmente é a qualidade da resposta que pode ser dada por Portugal e por Espanha à muito provável decisão do Conselho [do Ecofin] de que não houve acção efectiva" dos países para combaterem os défices.

À entrada para a reunião dos ministros europeus das finanças, o responsável francês lembrava assim que "hoje não estão em discussão multas".

"Estamos a lançar o processo, as multas são definidas pelo tratado", indicou aos jornalistas, notando que a estabilidade do PEC não assenta nas "sanções de multa zero ou positivas", mas sim se o processo resulta na "diminuição efectiva dos défices estrutural e nominal".

A partir do momento em que o Conselho Ecofin adoptar hoje as recomendações da Comissão, esta terá um prazo de 20 dias para recomendar o montante da multa a aplicar, que pode ir até 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), mas que, de acordo com as regras europeias, também pode ser reduzida até zero, tendo os Estados-membros visados por seu turno 10 dias para apresentar os seus argumentos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela