Secções
Entrar

Mais de 50% dos portugueses consegue pagar imprevistos até 640 euros

30 de outubro de 2019 às 20:48

Estudo revela que em Portugal, a geração dos chamados 'millennials' (entre os 25 e 34 anos) é a que mais poupa, com sete em cada 10 (70%) a afirmar poupar dinheiro todos os meses.

Um estudo da Intrum, especialista na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, divulgado esta quarta-feira, concluiu que 55% dos portugueses inquiridos poderia, sem ter que pedir dinheiro emprestado, pagar uma despesa imprevista de 640 euros.

Para a realização do Relatório de Pagamentos do Consumidor Europeu, "a Intrum recolheu dados de 24.398 consumidores em 24 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus, dos seus gastos e da sua capacidade de gerir os orçamentos domésticos numa base mensal", esclarece à Lusa.

Segundo os dados divulgados em comunicado hoje, em Portugal, a geração dos chamados 'millennials' (entre os 25 e 34 anos) é a que mais poupa, com sete em cada 10 (70%) a afirmar poupar dinheiro todos os meses, comparando com as pessoas com mais de 50 anos, na qual a percentagem dos que poupam atinge o valor mais baixo (55%).

"Estes valores, muito em linha com a média europeia (68%) e (53%) respetivamente, distanciam-se significativamente da vizinhaEspanhaonde a faixa etária a partir dos 50 anos é o grupo que mais poupa, atingindo os 73%".

O estudo concluiu também que, dos portugueses inquiridos, 59% revela conseguir poupar, em média, 193 euros todos os meses, sendo que 62% investe as suas economias em contas poupanças, apesar desta percentagem ter vindo a revelar uma tendência decrescente, com um ligeiro decréscimo comparativamente ao ano anterior (66%).

Já 9% dos inquiridos revela não saber como investe as suas poupanças, um valor mais baixo do que em 2017, que tinha sido de 12%.

A divulgação do estudo vem a propósito do Dia Mundial da Poupança, que se assinalada no dia 31 de outubro e que foi criado pela Sociedade Mundial de Bancos de Poupança, "para promover a poupança pessoal e fortalecer a autossuficiência económica das pessoas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela