Secções
Entrar

Lucros da Tesla ficam aquém das expectativas apesar de vendas recorde

22 de outubro de 2025 às 22:34

Os lucros da empresa liderada por Elon Musk, a primeira das Sete Magníficas do setor tecnológico dos EUA a apresentar resultados, recuaram 29% para 1,77 mil milhões, contra os 2,5 mil milhões do trimestre homólogo.

Os lucros da Tesla ficaram aquém das expectativas de Wall Street no terceiro trimestre, apesar de a empresa ter registado um recorde de vendas de veículos. Em termos globais, o lucro líquido da empresa liderada por Elon Musk recuou 29% para 1,77 mil milhões, contra os 2,5 mil milhões do trimestre homólogo, de acordo com o comunicado de apresentação de resultados divulgado esta quarta-feira.
Tesla propõe pacote salarial de um bilião a Elon Musk
Os lucros por ação (EPS) ajustados da empresa, a primeira das Sete Magníficas do setor tecnológico a apresentar resultados, foram de 0,50 dólares por ação, enquanto os analistas consultados pela Bloomberg esperavam 0,54 dólares. O EPS registou uma queda de 31% face aos 0,72 euros do período homólogo. As receitas ficaram acima das previsões, com a empresa a arrecadar 28,1 mil milhões em vendas. Trata-se de uma subida de 12% em comparação com os 25,2 mil milhões do trimestre homólogo. A empresa assinala que as receitas operacionais afundaram 40% em termos homólogos para 1,6 mil milhões, resultando numa margem operacional de 5,8%. A Tesla refere que estes resultados foram impactados negativamente pelo aumento das despesas operacionais, a queda das receitas com créditos relacionados com a regulação ambiental, e o aumento do custo médio por veículo – em parte devido às tarifas. Em contraponto, neste trimestre a empresa registou entregas recorde, impulsionadas temporariamente por um crédito fiscal de 7.500 dólares na compra de veículos elétricos, mas que terminou a 30 de setembro. Analistas consultados pela Bloomberg esperam que as vendas da Tesla caiam em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Quanto às perspetivas futuras, a empresa refere novamente no comunicado que é “difícil medir” o impacto das políticas orçamentais e comerciais globais nas suas atividades e operações. Sobre os lucros, a empresa diz que, embora continue a “executar em inovações para reduzir o custo da produção e das operações, ao longo do tempo, esperamos que os nossos lucros relacionados com o hardware sejam acompanhados por uma aceleração dos lucros baseados na aceleração da IA, software e frotas".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela