Secções
Entrar

Covid-19: G7 promete uma “resposta forte” face a atual “tragédia humana”

16 de março de 2020 às 18:21

O G7 é composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Os líderes dos sete países mais ricos do mundo (G7) manifestaram, esta segunda-feira, a sua determinação em dar "uma resposta forte" face à "tragédia humana" que representa a pandemia do novo coronavírus.

"A pandemia de Covid-19 [nome atribuído pela Organização Mundial Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus] é uma tragédia humana e uma crise sanitária internacional, que também apresenta grandes riscos para a economia mundial", indicou um comunicado divulgado após uma cimeira extraordinária realizada por videoconferência.

"Vamos coordenar os nossos esforços para retardar a propagação do vírus, incluindo medidas apropriadas de gestão de fronteiras", acrescentou o comunicado.

O G7 é composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

 O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela