Secções
Entrar

Banco de Inglaterra promete tomar medidas necessárias

24 de junho de 2016 às 08:46

Instituição financeira já reagiu à decisão dos britânicos quanto ao Brexit

O Banco de Inglaterra vai tomar "todas as medidas necessárias" para garantir a estabilidade, após a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia.

"O Banco da Inglaterra vai tomar todas as medidas necessárias para cumprir com a sua responsabilidade em termos de estabilidade monetária e financeira", garantiu hoje o banco central, em comunicado, acrescentando que está a monitorizar de perto os desenvolvimentos após o referendo de quinta-feira.

A vitória "brexit" no referendo britânico fez cair a libra nos mercados internacionais.

A divisa do Reino Unido caiu 8,61% face ao dólar, até aos 1,36 dólares, o seu nível mais baixo desde 1985, enquanto o euro perdeu 3,40% face ao dólar.

A perspectiva de uma rutura entre Londres e Bruxelas fez também cair as bolsas asiáticas.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu hoje 7,92% e o governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, comprometeu-se a fazer uso da permuta de divisas, entre outras medidas, para estabilizar os mercados.

Espera-se que o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, amplie nas próximas horas as medidas a tomar pelo banco central britânico.

Na abertura da Bolsa de Londres, foram perdidos 120 mil milhões de libras em valor. A bolsa abriu em pânico, mas agora está a perder cerca de 100 mil milhões de libras. A libra está a perder cerca de 7%, às 8h43. 

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos e os partidários da permanência na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos, de acordo os dados divulgados no portal da BBC, após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela