Secções
Entrar

Altice vai investir mais quatro milhões no centro de dados da Covilhã

09 de fevereiro de 2018 às 19:52

A Altice vai investir mais quatro milhões de euros no 'data center' da Covilhã, investimento que vai permitir "gerar mais emprego qualificado e especializado no médio prazo".

A Altice Portugal anunciou esta sexta-feira que vai investir mais quatro milhões de euros no seu ‘data center’ [centro de dados] da Covilhã para concretizar, entre outras acções, a migração de toda a infraestrutura de suporte ao portal SAPO.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Cofina Media
Foto: Sérgio Azenha / Sábado

A infraestrutura de suporte ao portal SAPO vai ser migrada "para aquele que é o maior centro de processamento de dados em Portugal, uma acção que envolve 671 servidores e um petabyte de armazenamento", refere a dona da Meo.

"A Altice Portugal, em alinhamento com os pilares de inovação e investimento, realizará ainda a evolução das infraestruturas existentes para suportar a estratégia de virtualização de funções de rede que está a implementar, através da criação de um ambiente virtual produtivo, distribuído em ‘data center’, envolvendo a Covilhã e Picoas", adianta.

"A construção do maior ‘data center’ hoje existente em Portugal centrou a actuação da Altice Portugal nas tecnologias de ‘cloud’ e ‘big data’. Hoje, e em alinhamento com a sua expansão de negócio e estratégia tecnológica de ‘cloud’, a Altice Portugal irá introduzir neste processo tecnologia de ponta (VXLAN) e a abertura de um novo espaço IT no ‘data center’ na Covilhã", acrescenta.

Actualmente, o centro de dados da Altice na Covilhã tem mais de 300 colaboradores, "sendo que com este novo investimento estão criadas condições para gerar mais emprego qualificado e especializado no médio prazo", aponta.

A Altice Portugal sublinha que o ‘data center’ da Covilhã é "um dos dez maiores do mundo" e "é reconhecido internacionalmente e, ainda esta semana, por ocasião da apresentação do projecto SKA (Square Kilometer Array) na Covilhã, foi elencado como opção para armazenar e tratar parte do enorme volume de dados gerado pelas observações do maior radiotelescópio do mundo".

O investimento de mais quatro milhões de euros "vem juntar-se a tantos outros que têm sido feitos pela Altice Portugal no ‘data center’ na Covilhã e também na região, como é disso exemplo o investimento na infraestruturação de fibra óptica do Maciço Central da Serra da Estrela anunciado esta semana, ou a abertura do novo ‘contact center’ [centro de atendimento], também na Covilhã".

A empresa liderada por Alexandre Fonseca refere que "continuará este caminho de investir no território português como um todo, contribuindo para o desenvolvimento económico e social destas regiões com baixa densidade populacional, mitigando desigualdades territoriais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela