Secções
Entrar

Air Berlin abre processo de insolvência

15 de agosto de 2017 às 16:01

Decisão tomada depois do accionista maioritário, Etihad Airways, ter decidido não continuar a prestar apoio financeiro

A companhia aérea alemã Air Berlin anunciou esta terça-feira ter solicitado a abertura de um processo de insolvência depois da decisão do seu accionista maioritário Etihad Airways de não continuar a prestar apoio financeiro, adiantou aAFP.

"O Governo, a Lufthansa e outros parceiros apoiam a Air Berlin nos seus esforços de reestruturação" e os seus aviões vão continuar a voar, indicou a companhia com sede em Berlim em comunicado.

A Lufthansa, gigante alemão da aviação, indicou em comunicado, estar em negociações com a Air Berlin para o resgate das actividades da empresa em dificuldades, que permitirá contratar pessoal.

A ministra alemã da Economia, Brigitte Zypries, anunciou em seguida, em conferência de imprensa, a concessão por Berlim de um empréstimo de 150 milhões de euros com o objectivo de evitar que os aviões da Air Berlin fiquem em terra, numa altura em que vários Estados regionais alemães atravessam o período de férias escolares.

"Isso deve ser suficiente para três meses", disse a ministra, citada pelaAFP.

"Nestas circunstâncias, trabalhamos sem descanso para obter o melhor para a empresa, para os clientes e para os empregados", afirmou em comunicado Thomas Winkelmann, presidente da Air Berlin.

O sindicato ver.di referiu-se a "duro golpe" e disse que a prioridade a partir deste momento é "salvar os empregos".

Desde 2008 que as contas anuais da companhia aérea têm fechado quase sempre no "vermelho", à excepção de 2012, ano de lucros ligeiros.

A situação agravou-se recentemente, endividada em mais de mil milhões de euros, sofreu em 2016 uma perda histórica de 782 milhões de euros.

Ao longo dos últimos meses a companhia acumula atrasos e cancelamentos de voos, sobretudo por problemas com a empresa de "handling" (assistência em terra), que afecta a imagem e as finanças da Air Berlin.

A meio de Junho, a empresa tinha estimado, no entanto, ter liquidez suficiente e sublinhava que não antevia a bancarrota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela