Secções
Entrar

Suspensa Taça Sul-Americana de Futebol após queda de avião

29 de novembro de 2016 às 12:15

O avião levava 81 pessoas a bordo e há pelo menos seis sobreviventes, segundo as autoridades colombianas. O avião levava 81 pessoas a bordo e há pelo menos seis sobreviventes

A Confederação Sul-Americana de Futebol decidiu hoje suspender todos jogos que tutela depois da queda, na Colômbia, do avião em que viajava a equipa brasileira Chapecoense, que ia disputar a final da Taça Sul-Americana.

A autoridade máxima do futebol sul-americano indicou, num comunicado, que "até novo aviso" ficam suspensas todas as suas actividades e que o presidente da confederação, Alejandro Domínguez, está a caminho de Medellin, cidade para onde se dirigia o avião, para acompanhar a situação.

A equipa brasileira ia disputar, na quarta-feira, com os colombianos do Atlético Nacional a primeira mão da final da Taça Sul-Americana de futebol.

O avião levava 81 pessoas a bordo e há pelo menos seis sobreviventes, segundo as autoridades colombianas.

A agência de notícias EFE constatou num hospital da localidade de La Ceja, para onde estão a ser transportados os feridos, que um dos sobreviventes é o futebolista brasileiro Alan Ruschel, lateral esquerdo de 27 anos.

O clube Atlético Nacional já lamentou o acidente, através do twitter: "O Nacional lamenta profundamente e solidariza-se com o @chapecoensereal".

O avião despenhou-se quando se dirigia para Madellin "em Cerro El Gordo, nas proximidades do município de La Unión, Antioquia", numa zona montanhosa, com nove tripulantes e 72 passageiros a bordo, segundo a autoridades da aviação civil da Colômbia.

As autoridades colombianas dizem que há pelo menos seis sobreviventes.

O aeroporto de Medellin, num comunicado, referiu que o avião, com matrícula da Bolívia, "declarou-se em emergência" às 22:00 locais (03:00 em Lisboa) "por falhas técnicas", segundo aquilo que transmitiu à torre de controlo.

"A polícia está já no local do acidente, ao qual apenas se pode aceder por via terrestre", havendo "baixa visibilidade" por causa das condições meteorológicas, diz a mesma nota.

O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde aparentemente tinha feito uma escala técnica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela