Secções
Entrar

Sporting volta a desperdiçar vantagem e empata com a Juventus

01 de novembro de 2017 às 09:55

O Sporting voltou hoje a desperdiçar uma vantagem e empatou (1-1) na recepção à Juventus, um resultado que mantém os 'leões' na luta pelo apuramento na Liga dos Campeões de futebol, na quarta jornada do grupo D.

O Sporting voltou hoje a desperdiçar uma vantagem e empatou (1-1) na recepção à Juventus, um resultado que mantém os 'leões' na luta pelo apuramento na Liga dos Campeões de futebol, na quarta jornada do grupo D.

1 de 6
Foto: Vítor Chi/Cofina Media
Foto: Vítor Chi/Cofina Media
Foto: Vítor Chi/Cofina Media
Foto: Vítor Chi/Cofina Media
Foto: Vítor Chi/Cofina Media
Foto: Rafael Marchante/Reuters

Tal como tinha acontecido em Turim (2-1), o Sporting marcou primeiro, desta vez pelo brasileiro Bruno César, aos 20 minutos, mas acabou por permitir a igualdade, aos 79, pelo argentino Higuaín.

A formação do técnico Jorge Jesus, que foi obrigado a operar uma verdadeira revolução no setor defensivo, tomou conta de grande parte da partida, mas acabou por sofrer o empate numa fase em que já demonstrava grande desgaste físico.

O clube de Alvalade vai partir para as duas últimas rondas da fase de grupo a três pontos da Juventus, que segue no segundo lugar, e a seis do FC Barcelona, que lidera. Os catalães empataram a zero no campo do Olympiacos, que somou o primeiro ponto.

Perante o atual vice-campeão europeu, Jesus teve que fazer três alterações na defesa, colocando Ristovski, André Pinto e Jonathan Silva nos lugares dos lesionados Piccini, Mathieu e Fábio Coentrão, respetivamente.

O técnico português também mexeu no meio campo, com a entrada de Bruno César no 'onze', enquanto William Carvalho esteve ausente por motivos físicos. O brasileiro apareceu no apoio a Bas Dost e Bruno Fernandes acabou por recuar no terreno.

O médio português foi mesmo grande motor do Sporting frente ao campeão italiano, sendo quase sempre ele a iniciar as jogadas ofensivas da sua equipa, algumas vezes com toques de classe, até a meio da segunda parte, altura em que desapareceu do jogo por causa do cansaço.

Bruno Fernandes fez de 'maestro', mas foi Gelson Martins que deu 'música' à defensiva italiana, com várias arrancadas no lado direito, tendo sido determinante no primeiro golo.

O internacional português rompeu até à grande área, obrigou Buffon a excelente defesa e Bruno César, na recarga, deu vantagem aos 'leões', aos 20 minutos.

Foi a melhor fase da partida para o Sporting, que chegou ao intervalo com o controlo da partida e sem deixar a Juventus construir jogo, aplicando uma pressão alta, que obrigava muitas vezes os jogadores italianos a terem que 'chutar' a bola sem nexo para a frente.

Só por uma vez a Juventus assustou Rui Patrício, com o alemão Khedira a fazer a bola passar muito perto da baliza, após um cabeceamento.

Na segunda parte, a Juventus apareceu bem melhor, enquanto o Sporting desceu um pouco as suas linhas, apostando em lances de contra-ataque e na velocidade de Gelson e Acuna, que ainda chegaram a assustar Buffon.

Os italianos passaram a ter mais bola, com o colombiano Cuadraro a complicar a vida a Jonathan Silva na direita, e, nesta fase, apareceu na partida Rui Patrício, sobretudo após a entrada de Palhinha para o lugar do esgotado Bruno César, alteração que fez o Sporting recuar ainda mais no terreno.

O guarda-redes português, com uma mão cheia de boas defesas, foi adiando o golo da Juventus, mas nada conseguiu fazer aos 79 minutos, quando Higuaín apareceu isolado à sua frente. O argentino picou a bola e empatou o jogo.

Logo de seguida, Jesus ainda lançou Doumbia para o lugar do apagado Bas Dost, mas o jogo não voltou a ter qualquer lance de perigo junto às balizas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela