Secções
Entrar

Rio2016: Patrícia Mamona e Susana Costa na final do triplo salto

13 de agosto de 2016 às 16:39

Pela primeira vez com duas portuguesas presentes, a final do triplo salto será disputada na próxima segunda-feira.

Patrícia Mamona e Susana Costa protagonizaram hoje um momento histórico para o atletismo português, ao apurarem-se para a final do triplo salto nos Jogos Olímpicos Rio2016.

As saltadoras lusas levaram o suspense ao limite, com Mamona a apurar-se no seu último salto e Costa a fazê-lo no último ensaio do apuramento.

A 'fasquia' para a final estava estabelecida nos 14,30 metros, uma marca ao alcance da recordista nacional, que em Amesterdão saltou 14,58 para conquistar o ouro, e também da estreante Costa, que tem como melhor registo 14,34.

A campeã europeia começou mal, talvez perturbada pelo ruído do estádio que aplaudia a especialista brasileira, saltando apenas 13,80 metros, com uma chamada bem longe da tábua. O segundo ensaio foi bem melhor (14,07) e deixou-a num provisório quinto lugar.

Apesar de uma péssima chamada (ficou a 20 centímetros do risco), Mamona saltou 14,18 metros na sua última oportunidade para fixar-se, então, no sétimo posto.

Atentamente, a saltadora do Sporting foi acompanhando a prova das suas adversárias e vendo que o seu objectivo primordial estava a escassos minutos de concretizar-se.

Confirmada a sua presença na final, a campeã europeia, que falhou a final de Londres2012 por um centímetro, foi atentamente acompanhada pelas câmaras televisivas, que se concentraram no seu rosto antes do último salto de Susana Costa.

A atleta do Benfica, que foi quinta nos Europeus, estava bem longe do grupo da frente antes do seu último ensaio, depois de ter saltado 13,70 e 13,72 metros nos dois primeiros saltos.

A expectativa era grande e, quando se levantou da areia, Susana Costa, visivelmente emocionada, levou as mãos ao rosto, antes de explodir de alegria: os 14,12 metros que fez deram-lhe o 11.º na qualificação e, consequentemente, o passaporte para a final.

As duas saltadoras portuguesas abraçaram-se, sob o aplauso do público, para comemorarem um momento histórico para o atletismo nacional: pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, haverá duas representantes lusas na final.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela