Secções
Entrar

Niki Lauda evolui de forma favorável após transplante pulmonar

06 de agosto de 2018 às 13:40

24 horas depois da operação, tricampeão mundial de Fórmula 1 já respira sozinho e está consciente.

O ex-piloto austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, evolui "de forma muito favorável" com todos os órgãos "a funcionarem bem", depois de ter sido sujeito a um transplante pulmonar.

1 de 3
Lauda
Foto: REUTERS/Heinz-Peter Bader
Lauda
Foto: REUTERS/Brandon Malone
Lauda
Foto: REUTERS/Heinz-Peter Bader/

A informação foi avançada, esta segunda-feira, pela equipa médica do Hospital Geral de Viena, com a explicação de "melhoria" no quadro clínico de Niki Lauda, de 69 anos, campeão de Fórmula 1 em 1975, 1977 e 1984.

"24 horas após a cirurgia, foi possível remover os tubos ao senhor Lauda, respira por si mesmo e tem consciência plena", refere o relatório médico.

O austríaco teve de deixar Ibiza, em Espanha, e foi transferido para Viena, com queixas físicas, e, de acordo com a imprensa, o ex-piloto acabaria por ter de ser operado devido a problemas pulmonares graves.

Em Agosto de 1976, o austríaco sofreu um acidente grave no circuito alemão de Nürburgring, ao perder o controlo do seu Ferrari, que se incendiou e deixou o piloto com graves queimaduras e em risco de vida.

O acidente deixou marcas físicas em Lauda e o antigo piloto teve alguns problemas de saúde que levaram, anos mais tarde, a ser transplantando em ambos os rins.

Lauda continua ligado à Fórmula 1, como presidente não-executivo da Mercedes, da qual detém 10% das acções.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela