Secções
Entrar

Inquérito a resultados no ténis é algo "sem precedentes"

27 de janeiro de 2016 às 10:20

"Não haverá prazos para a conclusão do inquérito. Demorará o tempo que for necessário", afirmou Chris Kermode, presidente da ATP

A abertura de um inquérito para investigar alegados resultados combinados e que envolveriam vários jogadores do top 50 mundial "é algo sem precedentes" que juntou as mais altas instâncias da modalidade, disse esta quarta-feira o presidente da associação de tenistas.

"É algo sem precedentes, em que os principais responsáveis do ténis se uniram com rapidez e um só propósito, que é restaurar a confiança pública no nosso desporto", afirmou o presidente da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Chris Kermode, em conferência de imprensa.

Nesta conferência, em Melbourne, onde decorre o Open da Austrália, estiveram também o presidente da Federação Internacional de Ténis, David Haggerty, e o líder da Unidade da Integridade do Ténis, Philip Brook.

Chris Kermode explicou que a investigação será liderada pelo britânico Adam Lewis, especialista em legislação desportiva, que estará acompanhado por mais dois elementos, ainda a designar.

"Este painel poderá investigar tudo e falar com quem entender. Não haverá prazos para a conclusão do inquérito. Demorará o tempo que for necessário", esclareceu o presidente da ATP.

A 17 de Janeiro, na véspera do início do Open da Austrália, primeira prova doGrand Slamda temporada, a BBC revelou que 16 tenistas que integraram o top 50 mundial na última década, incluindo vencedores demajors, estiveram envolvidos em jogos com resultados combinados.

A cadeia de televisão britânica sustenta as alegações com o acesso a ficheiros secretos, nos quais se inclui uma investigação iniciada pela ATP, em 2007.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela