Secções
Entrar

Euro2024. Estes animais querem adivinhar os resultados

Luana Augusto 27 de junho de 2024 às 07:00

Já ouviu falar do orangotango Walter, da cabra Ronaldo ou do porco-vermelho Abby? Vivem por todo o mundo e têm um objetivo comum: acertar nos resultados dos jogos deste Europeu.

Lembra-se do polvo Paul, que adivinhou as vitórias da Alemanha no Mundial de 2010 e foi o pioneiro nas previsões do futebol? 14 anos depois, não faltam outros animais que prometem decifrar com antecedência os resultados dos jogos do Euro2024, que arrancou na Alemanha a 14 de junho.

X

Um deles é Ronaldo - não o jogador, mas sim uma cabra. Desde que a competição se iniciou que o animal, que vive no Reino Unido, tem acertado em alguns resultados. Nos primeiros jogos da fase de grupos, antecipou a vitória de Portugal contra a Chéquia (ficou 2-1), assim como a da Inglaterra contra a Sérvia (ficou 1-0).


As suas previsões são feitas na hora da alimentação. Quando os tratadores do parque onde vive lhe colocam dois cestos com comida à frente, cada um com uma bandeira diferente, Ronaldo tem que escolher apenas um - e ao que parece até escolhe bem. 

Já Honey, uma águia-africana, também previu uma vitória para a Inglaterra frente à Sérvia. O jogo terminou e o resultado final foi 1-0. Agora, o animal já fez a antevisão para o próximo jogo frente à Eslovénia, que se realiza esta terça-feira, 25 de junho.

"A águia pousou e fez a sua próxima previsão. É uma vitória retumbante dos Três Leões contra a Eslovénia. Ela voou sem hesitar e pousou ao lado da bandeira da Inglaterra. São más notícias para a Eslovénia", relatou Alex Leonard, diretor da Eagle Heights Wildlife Foundation em Eynsford, Inglaterra. 

E Walter, um orangotango de 35 anos nascido na Indonésia e que vive no Jardim Zoológico de Dortmund, na Alemanha, já havia deixado a sua previsão para o jogo da segunda jornada da fase de grupos. Colocou a Alemanha a sair vencedora do frente a frente com a Hungria, ao escolher o balde que continha o cachecol alemão, ao invés do que tinha o cachecol escocês. A equipa germânica acabou, de facto, por sair vitoriosa da partida ao golear a Hungria por 2-0. 

Esta não é a primeira vez que o orangotango adivinha um resultado. Walter já havia partilhado as suas previsões noutros Mundiais e Euros. Além disso, previu em 2014 que o Borussia Dortmund iria vencer o Bayern Munique, na final da Supercopa da Alemanha.

Quem também previu a vitória da Alemanha no derradeiro jogo contra a Hungria foi Abby. Inicialmente, o porco-vermelho pregou um grande susto aos adeptos alemães ao surgir hesitante enquanto aproximava a bola em direção à bandeira da Hungria. No entanto, numa reviravolta de último minuto, garantiu a vitória para a equipa alemã. 

O animal também estimou com sucesso os resultados da primeira partida da Alemanha no Euro2024, onde venceu a Escócia por 5-1. Habitante do Jardim Zoológico de Frankfurt, na Alemanha, a responsável Sabrina Linn revela-se agora otimista quanto às previsões de Abby relativamente à equipa anfitriã. 

X
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto