“SR. ENGENHEIRO” ALEGADAMENTE UM MUSICAL
ESTREIA A 1 DE ABRIL NO TEATRO TIVOLI BBVA
A poucos dias da estreia, a UAU revela novos detalhes sobre “Sr. Engenheiro” Alegadamente Um Musical”, que sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA já no próximo dia 1 de abril, sendo a antestreia solidária já amanhã, 31 de março.
Protagonizado por Manuel Marques, o espetáculo estará em cena em Lisboa até 10 de maio, e segue depois para o Porto, onde chega ao Coliseu Porto AGEAS entre 14 e 17 de maio de 2026. Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e nos locais habituais.
“Sr. Engenheiro” é a história de um antigo primeiro-ministro, desde os seus modestos começos nas Beiras até à sua vida em Paris. Pelo caminho, há um melhor amigo muito generoso, uma assessora que acredita piamente nele, um motorista que sabe demais e licenciaturas ao domingo. Há também um procurador que vai tentar perceber onde acaba a amizade e começa o favor, apesar de o Sr. Engenheiro continuar convencido de que tudo não passa de uma cabala.
“Sr. Engenheiro” é uma crónica de costumes e um retrato político-social de um mundo de fotocópias, escutas e amigos muito amigos, inspirada na realidade política e social portuguesa e em factos públicos. A peça segue a tradição da crónica de costumes portuguesa, através de uma abordagem humorística a acontecimentos que já fazem parte do imaginário coletivo nacional.
Com uma forte componente de humor e música ao vivo, esta produção destaca-se também pela sua dimensão: ao longo de 36 dias de preparação, foram realizadas mais de 216 horas de ensaios, que reuniu uma equipa de cerca de 75 profissionais.
Entre estes, contam-se 36 elementos na equipa criativa e técnica, 10 atores em palco, 9 músicos responsáveis pela componente musical ao vivo e uma equipa de produção composta por 20 pessoas, o que reflete a escala e ambição deste projeto.
O elenco de “Sr. Engenheiro” integra Alexandre Carvalho, Brienne Keller, Jorge Mourato, Manuel Marques, Marta Andrino, Miguel Raposo, Samuel Alves, Sílvia Filipe, Sissi Martins e Rita Cruz.
E porque, alegadamente, isto é um musical, o espetáculo conta com música ao vivo, sob direção de Artur Guimarães, que assume também o papel de maestro e pianista, acompanhado por Tom Neiva (bateria), André Galvão (baixo), João Valpaços (violoncelo), Marcelo Cantarinhas (guitarra) e Inês Nunes ou Carlos Domingues (viola d’arco).
A equipa criativa reúne nomes como Henrique Dias (Texto), Rui Melo (Encenação), Madalena Almeida (Assistência de Encenação), Rui Melo e Artur Guimarães (Música Original), Artur Guimarães (Direção Musical), Carlos Meireles (Direção Vocal e Assistência de Direção Musical), Marta Carreiras (Cenografia e Figurinos), Ana Sofia Gonçalves (Conceção de Adereços e Assistência de Cenografia), Aldina Semedo (Conceção de Figurinos), Joana Quelhas (Coreografia), Joana Duran (Assistência de Coreografia), Paulo Sabino (Desenho de Luz), Sérgio Milhano (Desenho de Som) e Renato Arroyo (Fotografia).