Universidade Portucalense: abrir portas a novas oportunidades
Com uma oferta interdisciplinar e inovadora, a instituição tira partido da aproximação ao mercado e das parcerias que vai estabelecendo.
A avaliação dos programas existentes na Universidade Portucalense (UPT) é regra a cada novo ano letivo. Não por acaso, a UPT assume "um posicionamento de destaque no mercado da formação executiva pela elevada qualidade de programas que oferece ao mercado, que procuram ser inovadores e diferenciados nas metodologias de ensino", conforme faz questão de sublinhar, Marta Ferreira.
A coordenadora executiva da Portucalense Business School lembra a importância de rever os cursos periodicamente "e que estejam em constante atualização". Na realidade, esta é a única forma de garantir que a instituição é "inovadora e responde ao mercado".
A UPT procura ainda manter uma forte ligação ao mercado, por via das empresas, através das parcerias que vai estabelecendo, contando com uma equipa de docentes multidisciplinar, que permite auscultar o mercado "e antecipar as necessidades".
Com o objetivo de se afirmar "como um paradigma no ensino superior pela oferta interdisciplinar inovadora" a UPT aproveita as sinergias das seis grandes áreas de conhecimento em que se especializou: Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Direito, Economia e Gestão, Psicologia e Educação, e Turismo Património e Cultura.
Ano novo, oferta consolidada
Neste próximo ano letivo mantém os programas que tem vindo a oferecer "por serem uma referência junto dos profissionais e do mercado", além de continuar a disponibilizar cursos de preparação para os exames de admissão a carreiras profissionais na área de Direito, tal como o acesso ao Centro de Estudos Judiciários (com elevada procura). Mas os objetivos passam ainda por "alargar as áreas de conhecimento das pós-graduações", bem assim como "a oferta em programas mais especializados, com menor duração e com um conteúdo essencialmente técnico e especializado", refere Marta Ferreira.
Esta responsável destaca ainda o MBA Executivo, que "foi reformulado e terá uma nova abordagem aos mercados internacionais, que se diferencia pela inovação dos conteúdos programáticos".
A instituição desenha programas customizados, à medida das necessidades das empresas sendo que, o facto de ter capacidade de construir formação interdisciplinar acaba por se tornar "numa vantagem competitiva no mercado da formação executiva". Diz Marta Ferreira que "as empresas perceberam que a formação é crucial para o seu sucesso e crescimento e, por esse motivo, a formação customizada assume cada vez mais um lugar de destaque na formação executiva da Universidade Portucalense". A instituição valoriza "o pensamento crítico, os conhecimentos técnicos, as competências comportamentais, como a liderança, e estimula a criatividade".
A procura deste tipo de formação "tem vindo a crescer, tanto por parte das empresas como por parte dos executivos", assegura Marta Ferreira. O investimento direto na formação dos quadros é já "uma necessidade para as empresas, tornando-as mais competitivas e atrativas".