Entre a exigência do mercado e a necessidade de transformação
Procura de formação executiva cresce, diversifica-se e desafia business schools a inovar no desenho de programas que consigam responder ao ritmo acelerado dos mercados.
Marta Ferreira, coordenadora executiva da Portucalense Business School, explica que “a integração e ligação com o tecido empresarial é fundamental para o sucesso dos programas executivos desenhados e, por conseguinte, para os profissionais e para a performance das organizações”. Essa ligação não se limita à conceção dos cursos, prolonga-se durante toda a experiência formativa, criando um ambiente de proximidade com a realidade do mercado. As parcerias internacionais são outro pilar importante, uma vez que permitem intercâmbio de docentes e estudantes, semanas internacionais e contacto direto com práticas de gestão em diferentes geografias. “Consideramos as parcerias internacionais estratégicas porque permitem promover uma visão global aos profissionais que frequentam os nossos cursos”, sublinha Marta Ferreira. Ascensão da formação customizada O mercado de formação executiva tem assistido também a uma forte evolução na personalização das ofertas. A formação customizada deixou de ser exceção para se tornar tendência dominante. “Temos vindo a reforçar a formação customizada com grupos empresariais de renome e com instituições públicas”, explica a coordenadora executiva da Portucalense Business School, acrescentando que estes programas são desenvolvidos em conjunto com as empresas e orientados para a aplicabilidade imediata. A cocriação com organizações tem mesmo permitido envolver não só coordenadores e empresas, mas também os próprios participantes, numa lógica de aprendizagem contínua e orientada a resultados. O perfil dos participantes é cada vez mais diversificado. Já não se trata apenas de executivos seniores. O middle management, empreendedores e até equipas de suporte estão a entrar neste ecossistema. “Estamos a passar por uma mudança nos perfis dos públicos, pelo que dispomos de formações diversificadas que procuram responder a públicos distintos, a diferentes objetivos e necessidades”, assume Marta Ferreira. A atualização constante dos conteúdos e a flexibilidade dos programas tornam-se, assim, determinantes para que a oferta seja relevante para diferentes estágios de carreira.