Ar condicionado: previna-se antes de comprar
Se vai optar por um aparelho de ar condicionado, saiba que pontos deve ter em atenção
Na hora de comprar um ar condicionado, há alguns fatores que devem ser equacionados para garantir que a sua escolha é a mais acertada possível. Para evitar erros, que são mais comuns do que possamos imaginar, faça uma check list e vá verificando as ideias que lhe deixamos.
Comece por perceber que tipo de modelos existem no mercado, qual a potência ideal para responder às necessidades da sua habitação, qual o consumo de energia que o deixa confortável e onde vai instalar o equipamento. Lembre-se ainda de que um aparelho apenas não chega, pelo que deverá avaliar também a quantidade que vai necessitar e se a sua rede elétrica suporta todos eles.
Entre os diferentes modelos existentes, para espaços habitacionais, contam-se, entre os de janela, os portáteis e os Split. Os primeiros são os que ficam, habitualmente, com a parte traseira na zona externa da janela. Já os portáteis não precisam de instalação, ou seja, podem ser utilizados em diferentes divisões da casa, transportando-os com as suas rodinhas. Finalmente, os modelos Split dividem-se em duas unidades: uma interna e uma externa.
Outro fator a ter em consideração é o consumo de energia do aparelho. Alguns modelos costumam consumir mais do que outros e isso acaba por se refletir na conta ao final do mês. Uma das melhores tecnologias quando o assunto é economia é a Inverter, que permite aos aparelhos atingir a temperatura desejada de maneira rápida e mantê-la constante com poucas oscilações de energia.