Puma: o novo animal de estrada que vai querer na sua vida
SUV ou compacto? Elétrico ou a combustível? Já não precisa de responder a estas perguntas. Há um Ford que consegue o melhor de todos eles.
Palavra do ano, personalidade do ano, destino do ano. No início ou no fim de cada ciclo de 365 dias, há distinções e previsões que ditam, nas várias áreas da sociedade, o que está in e o que está out. A tradição dita que, em dezembro, se defina a cor Pantone para o ano seguinte. Em 2020, o Classic Blue foi o eleito e, da moda à decoração, a influência é visível. Na estrada, o novo Ford Puma impõe-se não como o carro do ano, mas da sua vida. Com o Puma nasce uma nova espécie de SUV: arrojado, moderno, confortável, espaçoso, tecnológico.
Segurança e conforto
Todos os estilos cabem aqui
Sacos de compras, malas de viagens, fatos de surf molhados ou botas enlameadas são pesadelos na hora de entrar num carro, principalmente novo. Com o Puma, não há stress. Primeiro, porque tem um sistema de abertura de bagageira em modo mãos livres, para não haver malabarismos com o que tiver em mãos; depois, porque apesar do aspeto mais compacto, é o SUV com a maior bagageira do mercado. São 406 litros de espaço, com uma megabox de 68 litros. Tudo foi pensado ao milímetro para acomodar o máximo de carga e conforto possível. O piso da bagageira é amovível e a megabox conta com um ralo que permite escoar e lavar a sujidade. A área adicional da megabox permite o transporte de elementos mais altos como plantas, pequenos móveis, sacos com tacos de golfe ou mesmo esconder duas malas de cabine de avião!
Como os bons amigos, o Puma mantém-se em contacto mesmo quando não estão juntos. Alia o melhor de um carro prático com o melhor que a tecnologia nos dá: conectividade, mesmo à distância. Através da app FordPass, é agora possível trancar as portas à distância, bem como saber as necessidades do seu companheiro, como o nível de combustível e de óleo ou a pressão dos pneus. E se não souber onde o estacionou, ele avisa-o! E como uma boa relação de amizade também se faz de gestos de cuidado, o novo Puma ainda o brinda com bancos de massagem, para viagens sempre relaxadas.
Desempenho máximo, consumos mínimos
Esta é uma questão importante e, cada vez mais, na ordem do dia. Queremos um carro mais amigo do ambiente, mais amigo da carteira e que não desiluda nos desempenhos. Seria uma tríade quase impossível, mas esta não é uma palavra que entre no dicionário do Puma, em que ir mais longe é quase obrigação.
A tecnologia Mild Hybrid, desenvolvida de raiz pela Ford, conjuga o melhor dos dois mundos: as duas motorizações híbridas, de 125 e 155 CV, aliam o desempenho de um motor a combustível, com o auxílio de um motor elétrico, que se carrega automaticamente, e que permite reduzir tanto os consumos como as emissões nocivas. Isto traduz-se em consumos entre os 5,4 e os 5,9 l/100 km.