Secções
Entrar

Gala Namorar Portugal está de volta para uma noite recheada de amor

Artistas musicais, modelos e estilistas juntam-se para uma noite de gala, apresentada por Maria Cerqueira Gomes, inspirada nas mensagens de amor dos tradicionais Lenços dos Namorados. Já agora, sabe o que significam estes lenços do amor? A não perder

14 de fevereiro de 2022 às 10:28

A programação do Mês do Romance está de regresso. Organizada pelo Município de Vila Verde, a iniciativa tem como ponto alto a Gala Namorar Portugal, que na noite de S. Valentim (14 de fevereiro) junta estilistas, modelos e artistas musicais num verdadeiro tributo ao ícone identitário do concelho – os Lenços dos Namorados.

Na gala, orientada pela apresentadora de televisão Maria Cerqueira Gomes, jovens e modelos nacionais desfilam com cerca de 80 combinados que se candidataram ao XVIII Concurso Internacional de Criadores de Moda, inspirados nos motivos e mensagens de amor dos tradicionais Lenços de Vila Verde.

O espetáculo – com animação musical do cantor FF e recente revelação musical Daniel Fernandes, acompanhados pela Orquestra Viv’Arte – pode ser acompanhado através da transmissão por meios digitais nas redes sociais do município.



Mês do Romance

Depois das contingências impostas pela pandemia, a programação do Mês do Romance foi retomada este ano pelo Município de Vila Verde. É um conjunto diversificado de atividades que se estende ao longo de todo o mês de fevereiro. As ações têm sempre como referência inspiradora o Lenço de Namorados.

É um verdadeiro roteiro turístico-cultural, que passa por diferentes localidades e pontos do concelho e da região Norte do País. As ações programadas vão desde exposições e workshops, a saraus de poesia, música, trilhos e atividades ambientais, a par da apresentação de novos produtos inspirados nos motivos dos Lenços dos Namorados.

A autarca Júlia Fernandes destaca a importância deste evento-âncora para o concelho, evidenciando "a forte dinâmica cultural, social e económica que sustentam e impulsionam a programação do Mês do Romance e a marca Namorar Portugal".

Salienta ainda o leque variado de parceiros, com particular destaque para as empresas e artesãos, que ao longo do programa vão apresentar produtos que se diferenciam pela mais-valia que representa o recurso aos motivos dos Lenços dos Namorados.


Os setores abrangidos vão desde a doçaria e gastronomia à indústria têxtil e de vestuário, cerâmica, beleza e estética, entre outros, com produtos que poderão ser conhecidos ao longo desta 12ª edição do Mês do Romance.



Orgulho no passado e no mais moderno

A presidente do Município de Vila Verde aproveita para reiterar a aposta na valorização das potencialidades do concelho, com "um vasto e rico património natural, histórico e cultural, assim como económico, industrial e, sobretudo, humano".

"Temos um grande orgulho na nossa identidade que, ao longo dos tempos, soubemos criar e promover. A valorização do passado e este gosto que temos pelas nossas tradições têm um papel fulcral nos esforços de modernização do concelho e na estratégia para assegurarmos um território sempre mais moderno e ainda mais inclusivo", assume Júlia Fernandes.

Reforçando o impacto do Mês do Romance, a autarca explica que a estratégia de desenvolvimento sustentado para o concelho assenta em pontos como "a dinamização económica e a criação de emprego, a inovação, criatividade e empreendedorismo".

Acrescem ainda, como áreas prioritárias, "a forte aposta no turismo – sobretudo no turismo de natureza –, o potencial dos rios que são fonte de riqueza e devem ser cada vez mais valorizados, o investimento no mundo rural, nos agricultores e nos setores agrícola e florestal".


Programação adaptada às novas tecnologias

Esta 12ª edição do Mês do Romance – depois do interregno no ano passado por força dos efeitos da Covid-19 – decorre sob medidas de contenção e condicionada pela necessidade de minorar os riscos pandémicos.



O programa do Mês do Romance contempla diversas exposições em diferentes espaços de Vila Verde e também em Braga, Vila das Aves (Santo Tirso) e Vila Nova de Cerveira. Há ações em Vila Nova de Gaia, nas galerias WOW – World Of Wine, em Monção e no Porto, designadamente na Loja Interativa de Turismo no Aeroporto Sá Carneiro e no Welcome Center, junto à Estação de S. Bento.

Do programa fazem ainda parte as apresentações de novos produtos de mercado, inspirados no Lenço de Namorados e associados à marca Namorar Portugal. Os produtos vão do vestuário, calçado e diversos acessórios de moda à perfumaria, têxteis-lar, fardamento profissional, cerâmica, doces, chocolates, compotas, queijos, licores e joalharia.

Decorrem ainda vários workshops, concertos musicais, sarau de poesia e a Feira de Artesanato, assim como uma concentração de carros antigos e um passeio de vespas. Aproveitando o património natural do concelho, ocorrerão também uma caminhada solidária e trilhos na zona norte do concelho, assim como uma descida do rio Cávado.


Amor em código: a tradição minhota dos Lenços dos Namorados

Com origem no século XVIII, os Lenços dos Namorados – também conhecidos como Lenços de Amor ou de Pedido – constituem singulares peças de artesanato, em linho ou algodão, bordadas com motivos florais e com símbolos e mensagens de amor, geralmente na forma de quadras populares escritas num português simples, repleto de marcas de oralidade.

Segundo a tradição minhota, quem os bordava eram raparigas simples dos meios rurais da região do Minho, que declaravam o Amor através desta forma de código. Em finos panos de linho, tecidos por elas, ou em lenços de algodão comprados na feira, as raparigas bordavam-nos com os cuidados que o palpitar do coração punha nas mãos.

Depois de bordado, secretamente, faziam chegar o lenço ao amado. Se este o usasse em público, era sinal de que o amor era correspondido, começando assim o namoro, não poucas vezes, às escondidas.


Lenço dos Namorados


Dezenas de exemplares extraordinários destes lenços chegaram aos nossos dias, alguns traduzindo fenómenos sociais marcantes, como a emigração para o Brasil, registada no início do século XX, que afetou particularmente o Minho: "Meu Manel bai pro Brasil/Eu tamém bou no bapor/gardada no coraçon/Daquele qué meu Amor."

Várias gerações passadas, o Lenço do Amor ou do Pedido tornou-se um marco da cultura e tradição desta região. Foi testemunhando várias transformações sociais e chegou à cultura atual, sem nunca perder a capacidade de encantar com os seus símbolos e dizeres simples, mas carregados de sentimentos, afetos e arte.


Gala Namorar Portugal enche de glamour a noite de namorados mais romântica do País

A Gala Namorar Portugal é hoje um momento especial de valorização e divulgação deste património único dos nossos antepassados, respeitando sempre a sua essência, numa perfeita união entre tradição e modernidade.

A Gala Namorar Portugal é promovida pelo Município de Vila Verde, juntamente com a Cooperativa Aliança Artesanal, onde diariamente laboram as bordadeiras dos Lenços Namorar Portugal, que continuam a preservar o legado graças ao seu talento.

A noite de S. Valentim é abrilhantada por espetáculos de música ao vivo e pela atmosfera de amor e romance que o jantar da gala proporciona às centenas de casais apaixonados.

Há lugar para o desfile das criações do Concurso Internacional de Criadores de Moda, inspirado nos motivos dos Lenços dos Namorados, que promove o talento de jovens criadores e não só. Estilistas de renome nacional e internacional estão também presentes e dão o seu contributo para uma noite tão especial.

Desde 2003, ano da primeira Gala Namorar Portugal, esta iniciativa repleta de glamour traz a Vila Verde várias figuras do meio televisivo, da música e da moda, para viverem a noite de namorados mais romântica do País. Depois do interregno provocado pela pandemia, no ano passado, o desfile está de regresso, num modelo novo, com redução de público presencial, mas aberto à transmissão em direto nas redes sociais.

Vila Verde, a terra onde o amor acontece!


Texto escrito pelo Município de Vila Verde.