Secções
Entrar

Corta-relvas a bateria. Como escolher a máquina mais adequada?

Em plena primavera e já a meio caminho do verão, o trabalho para manter o relvado em perfeito estado requer mais intensidade, tanto na rega como ao cortar a relva.

28 de maio de 2024 às 15:01

Se o seu corta-relva atual não cumpre as suas expetativas ou precisa de o renovar, está na altura de conhecer as mais recentes tendências, a máquina mais adaptada às suas necessidades que o mercado oferece e como acertar para reduzir ao máximo o esforço, garantindo um ótimo resultado.


Que corta-relva comprar?

A primeira das decisões a tomar é que tecnologia dos corta-relvas comprar: a gasolina ou com motor de combustão, elétrico com cabo ou a bateria? Tradicionalmente, as ferramentas a gasolina eram mais potentes do que as elétricas e, por isso, eram as favoritas dos profissionais e de entusiastas de jardinagem com grandes jardins.

As ferramentas elétricas com cabo oferecem um bom resultado, são mais leves do que as ferramentas a gasolina, mas têm uma grande limitação: exigem uma fonte de eletricidade perto, o que limita o seu uso em jardins extensos, amplos ou com árvores e outros obstáculos.

A tecnologia de motores a bateria evoluiu bastante, com o trabalho de fabricantes como a multinacional sueca Husqvarna, pioneira no fabrico de ferramentas de jardinagem e corta-relvas e também na adaptação da tecnologia a bateria a esse produto. Sabia que a Husqvarna fabricou o seu primeiro corta-relva com motor em 1946? A experiência foi um sucesso!



Corta-relvas a bateria

Os corta-relvas a bateria estão na "moda" há anos, especialmente entre os utilizadores mais conscientes relativamente à necessidade de cuidar do meio ambiente, graças às suas enormes vantagens:

São eficazes: os corta-relvas a bateria são muito eficazes – oferecem uns resultados de corte ótimos com menos esforço, energia e desgaste do produto. O sistema inovador de gestão de carregamento das baterias Husqvarna faz com que as suas ferramentas funcionem com a potência total durante todo o tempo de carregamento, sem reduzir a intensidade e melhorando os resultados de corte.

São leves: são muito mais leves do que uma máquina convencional, o que facilita o trabalho de cortar a relva, especialmente em jardins de tamanho médio ou grande, com declives ou zonas estreitas.

São silenciosos: o motor elétrico, assim como nos automóveis, é muito mais silencioso, cuidando da saúde auditiva do utilizador, e permite o seu uso a quase qualquer hora do dia, sem alterar o descanso dos seus vizinhos ou da sua família.

São fáceis de utilizar: desde o arranque, que se ativa apenas com o pressionar de um botão, ao manuseamento e peso da máquina, os corta-relvas a bateria Husqvarna são máquinas ergonómicas, leves, manejáveis e simples de usar até para o entusiasta de jardinagem com pouca experiência, tendo uma "interface" intuitiva e compreensível.

Respeitam o meio ambiente: os corta-relvas a bateria geram zero emissões de gases contaminantes como o CO2, pelo que respeitam o meio ambiente. Além disso, as baterias a lítio são muito eficazes e carregam-se rapidamente, fazendo com que o consumo elétrico, também durante o período de carregamento, seja muito baixo.


Quase não requerem manutenção: os corta-relvas a bateria da Husqvarna quase não têm manutenção, já que não utilizam óleo ou velas que tenham de ser mudadas. Apenas terá de verificar se as lâminas estão afiadas, no início da temporada. As baterias de lítio oferecem também um melhor desempenho e carregam mais rápido do que as convencionais.

São mais seguros: as ferramentas a bateria da Husqvarna contam com tecnologia de ponta para interromper o seu funcionamento automaticamente perante um risco de corte fortuito, pelo que o seu nível de acidentes é mínimo. Ao evitar gasolina e óleos, com um corta-relva a bateria evitará manipular ou armazenar gasolina ou óleos na sua casa, reduzindo o risco de lidar com materiais inflamáveis e tóxicos.


O que deve considerar ao escolher o seu corta-relva a bateria?


Autonomia de carga

Escolha a potência da sua máquina para cortar a relva conforme a função de autonomia da sua bateria. Se cortar a relva do seu jardim demora duas horas, essa é a autonomia que deve escolher, para poder completar a atividade com apenas um carregamento da bateria. Assim, também irá prolongar a vida útil do seu corta-relva.


Superfície da sua área de relva

Se o seu jardim tem uma área de relva inferior a 400 m2, basta um corta-relvas compacto, leve e dobrável como o da gama Aspire da Husqvarna, a linha fácil de usar e de armazenar, concebida pela marca sueca com o sistema de baterias POWER FOR ALL, compatível com todas as ferramentas e máquinas de jardim, e que pode usar com outras 10 marcas de ferramentas.


Se a sua área de relva é superior a 1000 m2, pode escolher entre os diferentes modelos da Husqvarna: LC 141Li com ajuste central da altura de corte e sete alturas de corte, ou o modelo LB 146i com sistema Bioclip de trituração ecológica da erva para fazer mulching e fertilizar o seu jardim com os restos do corte, sem necessidade de os recolher.


Largura de corte

Que largura de corte precisa no seu corta-relva? Depende do tamanho do jardim. Escolha uma largura menor ou igual a 46 cm se tem um jardim com uma superfície inferior a 500 m2; escolha uma de entre 47 e 50 cm se o seu relvado ocupa entre 500 e 800 m2. Se o seu jardim for ainda maior, recomendamos larguras de corte de 51 cm ou superior.


Complexidade do jardim

Se tem um jardim complexo, com declives, relva densa ou de grande extensão, opte por um corta-relva a bateria automotriz, com um motor que move a máquina. Apenas a condução terá de ser feita por si. Se, pelo contrário, o seu jardim tem uma área de relva inferior a 400 m2 e sem zonas complexas, pode completar a tarefa sem demasiado esforço com uma máquina de empurrar manual.


Relva perfeita durante os 365 dias do ano e sem esforço: Automower®

Se o seu jardim é de um tamanho médio ou grande, com zonas estreitas e complexas, declives e árvores ou elementos decorativos no meio, talvez a tarefa de cortar a relva tenha deixado de ser um passatempo para passar a ser uma tarefa que ocupa demasiado tempo e esforço. E se houver um modelo que faz a tarefa por si? Neste caso, a solução também é de Husqvarna e o seu nome é Automower®, o robô corta-relva líder de mercado que garante uma relva sempre perfeita, sem esforço.


O Automower® é uma história de sucesso extraordinária. A Husqvarna patenteou os Automower® há quase 30 anos e não parou de fazer melhorias para garantir um funcionamento totalmente eficaz, de baixo consumo e absolutamente marcante relativamente a outras marcas. Um robô realmente autónomo, que corta a sua relva todos os dias do ano, quer faça chuva ou faça sol, e com uma ampla gama de modelos que se adaptam a qualquer tipo de jardim, desde os mais pequenos até aos de 5 mil m2 de superfície.


Este conteúdo foi produzido integralmente por Husqvarna.