Cafeicultura: sabe de onde vem o café que bebe?
O café é presença assídua no dia a dia dos portugueses. Agora, pode saber quando e como chegou até si.
“Tomamos um café?” A pergunta, para um português, é mote para os convívios mais inusitados. Um café pode demorar 5 minutos ou a tarde inteira. Pode suceder ao almoço e, de repente, já estar a pedir o pastel de nata para outro ao lanche. As formas de beber café são também as mais variadas e até as denominações. Sim, falar de café nunca pode fugir ao regionalismo entre a bica e o cimbalino.
O momento do café é (quase) sempre momento de pausa, mas… já parou para pensar de onde é que ele vem? Há 75 anos em Portugal, a Sical desde cedo se destacou com o lema “As origens do café”, um compromisso com os consumidores e uma preocupação em toda a cadeia de produção. Agora, leva o ímpeto mais longe, e torna para cada um de nós possível saber a verdadeira origem do seu café.
Um café único, grão a grão
Atualmente, os consumidores valorizam mais do que um produto. Há fatores de ponderação tão ou mais importantes que a relação qualidade-preço. Fatores como a produção responsável, quer no que diz respeito ao produto, quer a quem pertence à cadeia de produção, são tão importantes como a qualidade-preço e pesam na hora de escolher O café.
A edição limitada SICAL BLOCKCHAIN, com denominação Single Origin do Brasil, permite que cada pessoa se sinta segura e informada com o seu café de todas as manhãs. Esta é a primeira vez que, em Portugal, uma marca de café torna todo o processo de produção transparente, desde o primeiro momento da apanha do grão até ao momento em que o consumidor o compra.
O processo é simples: em cada embalagem desta edição limitada, há um QR Code que o encaminhará para uma landing page, na qual pode saber mais sobre a plantação, o agricultor, a data e o local onde o café foi plantado. O detalhe continua para os processos de colheita, lavagem, transporte até Portugal e, depois, quando foi torrado e embalado na fábrica do Porto.
Uma viagem para o consumidor e produtor
A inovadora iniciativa da SICAL tem, por um lado, o objetivo de permitir uma maior proximidade entre o consumidor e o produto, mas também com os produtores e entre produtores. A viagem do seu café é certificada pela Rainforest Alliance e pela IBM Food Trust, e os consumidores também podem confirmar e analisar os certificados.
O projeto permite ainda a partilha de dados entre produtores, apoiando a tomada de decisões e permitindo uma comunicação em cadeia, analisando riscos de produção e permitindo a melhoria do passo a passo de cada grão de café.
A próxima vez que olhar para o seu delicioso SICAL, já pode saber… a Origem do Café.