Secções
Entrar

Todos temos direito a ser felizes

Saber qual é a casa perfeita em que habita a felicidade não é uma tarefa simples. É uma ciência ao alcance dos melhores. Há especialistas que ajudam a encontrar a casa certa para cada pessoa

28 de fevereiro de 2019 às 09:45

Quando se sente bem física e psicologicamente, quando se encontra num estado de alegria prolongado no tempo, é um período que o marca para a vida. A felicidade tem essa capacidade de proporcionar uma sensação de bem-estar e de ser transformada num sentimento, num momento, que o cérebro armazena e processará no futuro como uma memória e uma experiência positivas.

Todos aspiramos a ser felizes. Todos deveríamos ter a capacidade de o ser, como se de um direito universal se tratasse. O que nos torna felizes difere de pessoa para pessoa. Tudo depende da sua natureza, os seus gostos e comportamentos, as preferências e os estilos de vida. A felicidade pode ser encontrada em diferentes locais e de diversas formas.

É fácil saber onde mora a felicidade? Para uns pode viver num sítio próximo de equipamentos desportivos nos quais possa fazer exercício físico. Para outros pode estar num espaço próximo de escolas, museus ou transportes públicos para sair à noite sem complicações.

Viver bem nas grandes cidades

Lisboa, Sintra, Porto, Braga, Guimarães, um pouco por todo o lado, as grandes cidades do País estão a viver um período de investimentos e melhoramentos dos espaços públicos. A atratividade destas cidades resulta de um aumento da procura de imóveis em diferentes bairros, classificados de acordo com os estilos de vida existentes nessas áreas.

Os bairros são microrrealidades das grandes cidades. É esta vivência e diversidade que proporciona um sentimento de felicidade a muitos portugueses, que encontram nestas localidades a casa de sonho que sempre procuraram.

O que distingue um bairro de outros espaços dormitórios da área metropolitana é a frequência dos seus espaços e equipamentos públicos pelos cidadãos. Esses equipamentos são indicadores da qualidade de vida que se pode ter nas diferentes zonas da cidade, atendendo ao ruído, segurança, mobilidade e estacionamento, serviços públicos ou a existência de escolas e creches.

Outra oferta que influencia o gosto por uma determinada zona ou bairro é a oferta de comércio, restaurantes, museus, empresas, hotéis, monumentos, entre outros.

Casas para todos os gostos

Apesar de as grandes cidades serem um atrativo para muitos portugueses, há quem prefira trocar o ambiente urbano por espaços que garantam maior proximidade da natureza, como estar na praia ou na serra.

No momento de escolher uma casa, o importante é saber que está próxima dos locais que possibilitam desenvolver as atividades que nos fazem sentir bem. Esse é o sítio onde mora a felicidade.

A vida é feita de ciclos. De pontos de partida, de chegadas e saídas. No mercado imobiliário não é muito diferente. Chegam novos vizinhos, outros saem. Novas construções, novas urbanizações, reabilitação de imóveis antigos. Casas nas quais se inicia a primeira etapa da vida de uma família, espaços que criam memórias emotivas com o passar do tempo.

Boas memórias que fazem desses espaços uma parte importante das nossas vidas e da nossa felicidade. Para alcançar essa felicidade, na maioria dos casos, é necessário recorrer a especialistas que o ajudem a encontrar a casa certa para cada pessoa, de acordo com os seus gostos e preferências.

"Uma casa é um dos bens mais preciosos que se podem adquirir e, é nela, seja um T5 ou um T0, que se constroem histórias, tradições, amizades e família", diz Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal.

Saber qual é o imóvel perfeito, a casa onde mora a felicidade, não é uma tarefa simples. É uma ciência que só está ao alcance dos melhores. Não é por acaso que a RE/MAX vende, em média, 2.500 a 2.700 casas por mês. A rede RE/MAX em Portugal conta 313 agências e mais de 7.000 agentes imobiliários. Estes profissionais conhecem as zonas do território nacional no qual trabalham. São uma ajuda preciosa para fazer bons negócios e encontrar a casa em que vai ser feliz. Estes consultores imobiliários conhecem as suas zonas, os preços, a procura existente e a oferta, o género de imóvel mais procurado numa determinada área e os últimos negócios realizados nessa zona.

Escolher uma casa é um dos momentos altos da vida. É um dos maiores investimentos que uma família ou uma pessoa realiza e, regra geral, é dos que mais tempo demoram a pagar. É importante saber escolher a casa certa, ser aconselhado por profissionais que respondam às suas necessidades e anseios e que ajudem a encontrar o que quer, para que possa ser feliz por muito tempo.