Secções
Entrar

Os sonhos que mudaram vidas

Não somos todos iguais. Não temos todos as mesmas condições, os mesmos gostos ou os mesmos objetivos quando olhamos para o futuro. No entanto, uma coisa é certa: todos temos sonhos e muita vontade de os realizar.

29 de maio de 2024 às 16:18

O projeto "Sonhos que Mudam Vidas", do Grupo Ageas Portugal e RFM, nasceu por ambas as entidades acreditarem no poder transformador que a realização de um sonho pode ter na vida das pessoas, e no impacto positivo que uma experiência destas pode ter na própria comunidade. Por isso, o ano de 2024 arrancou com uma promessa conjunta: realizar quatro sonhos, mudando e impactando quatro vidas.

Tudo começou com um convite que foi feito a todos os portugueses em direto do programa "Café da Manhã", da RFM. Todos os que quisessem surpreender familiares ou amigos eram as pessoas certas para participar nesta iniciativa. Os ouvintes responderam de imediato e, no fim contaram-se mais de 670 histórias repletas de esperança. Desde visitar um destino de eleição, conhecer artistas musicais e realizar casamentos, muitos foram os desejos que chegaram, comprovando que este projeto fez Portugal sonhar.

Seguiu-se a fase de seleção, que se focou em encontrar os sonhos mais criativos e com o maior impacto emocional. Após algumas semanas de uma busca rigorosa, selecionaram-se os quatro sonhos a realizar e as quatro histórias que se iam contar.

Grupo Ageas Portugal e RFM proporcionam experiências emocionais e relevantes na vida de todas as pessoas com projeto "Sonhos que Mudam Vidas".


As histórias por detrás dos sonhos

O primeiro sonho que se realizou foi o de Érica Gonçalves, que foi descrita pela mãe como uma menina muito tímida, mas com um grande sonho: apresentar o programa "Café da Manhã", da RFM, ao lado dos animadores Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura. A decisão não se fez demorar: o programa começou nos estúdios, mas continuou em direto, até Santarém, que por lá prosseguiu, já em casa da família Gonçalves.

Érica, que foi surpreendida logo pela manhã, agarrou a oportunidade e aproveitou-a ao máximo. E ainda contou com uma surpresa musical durante a apresentação do programa: nesse dia, todos os caminhos iam dar a Santarém e também o artista Buba Espinho rumou até lá para cantar três das suas músicas mais conhecidas ao vivo, algo que complementou o sonho, visto que toda a família Gonçalves admirava o artista. Quem também teve direito a uma surpresa foram as três cadelas da família, que receberam um kit personalizado oferecido pela Pétis, marca do Grupo Ageas Portugal focada no bem-estar animal. A equipa regressou a Lisboa tal e qual como saiu: num veículo elétrico, que garantiu a mobilidade sustentável de todo o sonho. No final do dia, Érica confessou que foi, sem dúvida, "uma experiência mesmo surreal!".


Érica foi surpreendida e cumpriu o sonho de ser apresentadora do "Café da Manhã"


O segundo sonho, de Lucas, envolveu muita emoção do início ao fim. À semelhança daquilo que aconteceu com Érica, foi a mãe de Lucas que se candidatou ao projeto com o sonho do filho: cantar lado a lado com o seu ídolo, o Nininho Vaz Maia. As mangas foram arregaçadas e não se perdeu tempo para realizar este sonho. Lucas, que não estava à espera, confessou o seu nervosismo desde o início, mas rapidamente demonstrou o artista que havia dentro dele. E que artista! No meio de lágrimas, muitos sorrisos e os aplausos de uma plateia cheia, Lucas e o artista Nininho Vaz Maia cantaram e encantaram. No final, Lucas saiu daquele espaço com um sonho realizado e com esperança relativamente a outro sonho: de que, um dia, poderá ser cantor.


Lucas subiu ao palco com o ídolo Nininho Vaz Maia


A terceira história é a de Luísa, que viu o seu sonho chegar através dos filhos, que pediram ajuda para resolver as dificuldades da mãe. Luísa, devido aos vários problemas de saúde oral que apresentava, tornara-se uma pessoa sem autoestima, sem confiança e com medo de sorrir, chegando mesmo a confessar que sempre que sorria, sentia a obrigação de pôr a mão à frente da boca para que não fosse visível. Quando a Clínica Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, teve conhecimento desta situação, não hesitou e, em conjunto com o Dr. Pedro Barrento, acompanhou Luísa do início ao fim do seu tratamento, transformando-lhe a vida. A doce Luísa tornou-se numa mulher confiante, de sorriso fácil e constante. Como a própria disse no final "já não é preciso pôr a mão à frente para sorrir. Uma pessoa gosta de olhar ao espelho e gostar daquilo que vê". E foi isso mesmo que aconteceu.


Luísa ganhou um novo sorriso


A história de Manuela e da sua família é uma história de resiliência e esperança. A filha, que deu a conhecer o sonho da mãe, acabava por fazer também ela parte deste sonho. A família de Manuela vivia numa casa, em Alfena, onde, devido às janelas antigas que tinham, não havia qualquer tipo de isolamento do exterior. No inverno, até os cortinados abanavam devido ao vento que passava para dentro de casa, e no verão o calor que se fazia sentir era insuportável. Também os ruídos do exterior não permitiam que esta família descansasse. A marca Livo, do Grupo Ageas Portugal, apressou-se em instalar janelas eficientes na casa da família, resolvendo-lhes, assim, o problema, e tornando a sua casa num verdadeiro lar pronto para receber familiares e amigos no maior conforto possível. Esta é a história de uma família que, devido às várias prioridades que tinha, sabia que não reunia condições para trocar as janelas e foi adiando o inadiável. Por isso, este projeto realizou-lhes mesmo um sonho, mas, mais do que isso, deu resposta a uma necessidade urgente.


A marca Livo, do Grupo Ageas Portugal, instalou novas janelas na casa de Manuela


Entre as 670 histórias repletas de esperança partilhadas, foram escolhidos os quatro sonhos mais criativos que se tornaram realidade com o projeto "Sonhos que Mudam Vidas".


"Sonhos que Mudam Vidas" faz portugueses sonhar

Os quatro sonhos realizados traduziram-se num impacto real e notório na vida não só dessas quatro pessoas, mas também dos seus familiares e amigos. A família e os amigos de Érica viram a sua menina tímida a sair da zona de conforto durante algumas horas, acompanhada de uma equipa de profissionais que admira e ouve todos os dias; a família e os amigos de Lucas viram o brilho e a esperança de que tudo é possível no olhar de quem, por alguns instantes, partilhou o mesmo palco que o seu ídolo; a família e os amigos de Luísa voltaram a contar com a sua gargalhada e o seu sorriso aberto, sem medos; e a família e os amigos de Manuela sabem que agora tem um lar onde descansar, com todas as condições possíveis de conforto. Este projeto impacta também todos os portugueses, que, agora, podem acreditar que há esperança para se realizar todos os sonhos.

No final do dia, materializou-se aquela que é a missão do Grupo Ageas Portugal desde sempre e que, rapidamente, se tornou também o grande objetivo deste projeto: proporcionar experiências emocionais e relevantes na vida de todas as pessoas.