Secções
Entrar

Os grandes parceiros do tempo quente

Frescos, com aromas florais e frutados enquanto jovens, os Vinhos Verdes da Mercadona são bons parceiros de entradas e grandes companheiros de mariscos, peixes, saladas e massas.

20 de maio de 2021 às 10:49


Típicos e originais

Jovens e frutados

Quem parte à descoberta da região vai acabar por sentir que ali é o reino da aromática casta Loureiro e berço da carismática Alvarinho e da característica Trajadura, as variedades que melhor distinguem os vinhos desta zona do país. Os aromas da primeira são marcados pelas notas de flor de loureiro e de laranjeira, tília, fruta cítrica e de caroço. Os de melhor qualidade podem ser servidos jovens ou durante muito mais anos, se guardados em lugar escuro, sem oscilações de temperatura e humidade. Devem ser servidos entre os 8 e os 10ºC no copo, para apreciar a evolução dos seus aromas à medida que aquecem. Enquanto jovens são grandes parceiros de gambas e outros mariscos cozidos, pratos de peixe e massas. Pratos um pouco mais sofisticados como canja de ameijoas com peixe branco ou ameijoas e conquilhas à Bulhão Pato, por exemplo, são boas companhias para este vinho com alguma idade, quando se torna mais fino e elegante, concentrado, e se destina a outras parcerias com a comida.


Mariscos e peixes

Os vinhos da casta Alvarinho, como o Castelo de Moinhos da Mercadona, que é produzido na sub-região de Monção e Melgaço, são perfumados com aromas florais e frutados quando jovens, até à mineralidade, mel, cera e uma complexidade inigualável, quando mais velhos. A sua natureza única exige que seja bebido fresco, a uma temperatura entre os 10º e os 12ºC, de preferência arrefecido lentamente para que conserve melhor os aromas. Se tiver alguma idade, a garrafa deve ser aberta com alguma antecedência e o vinho decantado e servido de preferência em frappé à mesa. É um excelente parceiro de mariscos, mas também de pratos de peixe e carnes brancas. Mas, para estas, será aconselhável um Alvarinho com mais idade e mais robusto. Associada geralmente a lotes com esta casta, a Trajadura mostra aromas discretos de flor de laranjeira e de fruta de branca e de caroço. Com grau alcoólico elevado e acidez moderada, é utilizada em lote para amaciar os vinhos onde entra.


1 de 5

Os Vinhos Verdes Mercadona

Atualmente existem cinco referências de Vinho Verde na Mercadona com a marca Castelo de Moinhos. As uvas que lhes dão origem foram vindimadas mais cedo para expressarem, quando são bebidos, toda a frescura, juventude e aromas característicos dos vinhos da região, nos seus primeiros anos de vida. Os Vinhos Verdes de lote foram produzidos pela Adega Cooperativa de Ponte de Lima, tal como o monocasta Loureiro. Os vinhos Alvarinho e Trajadura foram produzidos pela Adega Cooperativa Regional de Monção.