Notícia

C-Studio

O século XX em revista

16.02.2018 10:37
A SÁBADO traz-lhe uma obra imprescindível para compreender o passado e o presente da Europa e do mundo
Foto: Sábado

Quem gosta de acompanhar a actualidade mundial precisa de estar informado. Perceber os desafios que se colocam ao mundo implica conhecer e entender a História mais recente. Há uma relação de causa e efeito em eventos consecutivos da História do século XX que continuam a afectar o dia-a-dia de milhões de cidadãos em todo o mundo.

É preciso recuar no tempo, umas cinco gerações familiares, para nos fixarmos no início do século XX, e começar a assimilar as inúmeras mudanças geopolíticas, culturais, sociais e científicas que aconteceram no período compreendido entre 1901 e o ano 2000. O fim de impérios, o aparecimento de centenas de novos países, duas grandes guerras mundiais, a Guerra Fria. Foi um século de grandes avanços científicos que permitiram introduzir novos equipamentos que agora fazem parte do nosso dia-a-dia. O automóvel, o avião, a lâmpada eléctrica, os computadores, a Internet.

Não perca com a SÁBADO a Colecção História do Séc. XX, uma edição de cinco livros da prestigiada revista Time. Uma leitura obrigatória no momento actual que vivemos, em que o passado nunca esteve tão presente.

I Guerra Mundial

pub

A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo. Após a guerra, a Conferência de Paz de Paris, em 1919, impôs uma série de tratados de paz às potências centrais, terminando oficialmente com a guerra.


A Grande Depressão

O dia 24 de Outubro de 1929 ficou popularmente conhecido como o início da Grande Depressão, quando os valores das acções na bolsa de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente. Foi o crash da bolsa, a Terça-feira Negra. Milhares de accionistas perderam da noite para o dia grandes quantidades de dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores piorou drasticamente os efeitos da recessão existente, causando mais deflação e a queda nas taxas de venda de produtos. O resultado? Fecho de inúmeras empresas comerciais e industriais e um aumento exponencial de desemprego. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro.

pub


II Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que decorreu entre 1939 e 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Foi o conflito mais letal da história da humanidade, do qual resultaram cerca de 70 milhões de mortes.
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991).

Homem chega à Lua

Apollo 11 foi a quinta missão espacial tripulada do Programa Apollo e a primeira a realizar a aterragem na Lua. Foi no dia 20 de Julho, de 1969, quando o foguetão tripulado pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. "Este é um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade" foi a frase proferida por Neil Armstrong ao pisar a Lua pela primeira vez e que imortalizou esse momento.

pub


Internet

As origens da Internet remontam a uma pesquisa na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores. A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) para servir milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo.


pub
pub