Secções
Entrar

Educação, arte e inclusão juntam-se em mestrado inovador no Politécnico de Setúbal

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso é fundamental ter competências que o diferenciam dos demais.

07 de junho de 2023 às 15:26

Experiência, personalidade, skills abrangentes, versatilidade e determinação são apenas algumas das caraterísticas que os empregadores procuram. No entanto, a qualidade da educação continua a ser chave: o ponto de partida rumo ao topo da profissão escolhida.

A verdade é que nem todos os cursos são iguais e existem formas de sobressair entre a multidão de licenciados, mestres e doutorados.

Cada vez mais, e face à crise económica dos últimos anos, o contínuo desenvolvimento dos talentos individuais deve contribuir para o progresso económico, social e cultural de Portugal.


Não fique para trás

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) reconhece a educação como fator basilar no desenvolvimento da sociedade e como ferramenta para colmatar o défice nacional no que diz respeito à formação ao longo da vida. Para o IPS é urgente recuperar Portugal através de uma qualificação de excelência em áreas estratégicas.


A instituição de ensino superior dá resposta aos desafios do século XXI sentidos na formação de professores, com o novo mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (MEPAI), ministrado pela Escola Superior de Educação (ESE/IPS). O curso inovador, que conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), propõe explorar e aprofundar pontes entre estas três áreas.


O que pode esperar

“O mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão assume-se como uma oferta formativa inovadora, de conhecimento interdisciplinar, para a compreensão profunda e dinâmica das relações entre educação, desenvolvimento, artes e inclusão”, resumem à SÁBADO os professores e coordenadores do MEPAI, Ana Luísa de Oliveira Pires e António Ângelo Vasconcelos.

O mestrado, único em Portugal, tem como objetivos promover:

    • A compreensão das interdependências entre Educação e Desenvolvimento na Sociedade Contemporânea;
    • A participação cívica e comunitária, pelo conhecimento e usufruto das ofertas artísticas e culturais;

Créditos: Hugo Barata

  • A construção de projetos de natureza artística e cultural com escolas, organizações sociais e outras entidades, envolvendo equipamentos da comunidade;
  • O desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade como instrumentos fundamentais para a compreensão e construção do mundo;
  • O desenvolvimento de projetos/dinâmicas educativas inclusivas e intergeracionais, mobilizando práticas artísticas e pedagógicas;
  • A construção de projetos de investigação/intervenção com vista a desenvolver comunidades profissionais, cívicas e de aprendizagem de natureza transdisciplinar.

O mestrado, que avança para uma segunda edição, é dirigido a educadores, professores e titulares do grau de licenciado em outras áreas das ciências sociais, humanas e artes, enquadrando-se na estratégia de diversificação de ofertas formativas do Instituto Politécnico de Setúbal. Aposta na transversalidade da formação, de forma a qualificar profissionais que possam intervir nas diferentes realidades sociais, culturais e artísticas da região e do País.

Créditos: Hugo Barata


Os testemunhos dos alunos:

João Baptista (44 anos)

Motivo de inscrição

“O principal motivo foi profissional, por ser assistente social e ter sempre trabalhado na área da ação social. Comecei a sentir a necessidade de envolver as práticas artísticas e a educação no trabalho desenvolvido com as pessoas e este mestrado representou uma oportunidade única nesse sentido”.

Expetativas

“Tenho adquirido conhecimentos e competências que serão certamente úteis para o trabalho de intervenção social porque as três vertentes que o mestrado alia - Educação, Práticas Artísticas e Inclusão - enriquecem substancialmente a minha área de formação de base: o Serviço Social”.


Ana Fernandes (50 anos)

Motivo de inscrição

“Decidi inscrever-me por uma necessidade profissional e pessoal. O meu trabalho, numa autarquia local, desenvolveu-se durante muitos anos na área da educação. Atualmente integro a área da cultura, pelo que senti a necessidade profissional de adquirir novos e mais conhecimentos”.

Expetativas

“Profissionalmente pretendo alcançar mais conhecimentos, aprofundar outros, estimular e desenvolver competências profissionais e de qualificação académica. Este mestrado tem permitido envolver-me num processo de aprendizagens diversas que extravasam o conhecimento que vem nos livros. Temos emergido no saber-fazer e no saber-experimentar”.

Créditos: António Ângelo Vasconcelos

Quais são os novos desafios dos professores e dos educadores?

“Os professores, bem como todos os profissionais relacionados com a educação, cultura, artes e inclusão, como partes integrantes da sociedade contemporânea, são interpelados por um conjunto diversificado de problemáticas que passam não só por questões de natureza científica e académica, mas também política (como a proliferação de “pós-verdades” alicerçadas nas fake news, por exemplo, ou na Inteligência Artificial)”, explicam os coordenadores do mestrado.

“Do ponto de vista científico, somos confrontados com a necessidade de construir conhecimento transdisciplinar, de forma a compreender a natureza dos fenómenos sociais e a emergência de novos campos de práticas profissionais”, acrescentam os responsáveis.

Só assim será possível intervir, respondendo aos problemas atuais de uma sociedade que se quer mais inclusiva e cosmopolita, bem como a questões relacionadas com as complexidades de viver em conjunto e com a necessidade de representação e de respeitar e celebrar as diferenças dos indivíduos.

“Neste contexto, a investigação e a intervenção do corpo docente deste curso, assim como de outro tipo de profissionais, afiguram-se fundamentais no contributo que podem dar para a compreensão das diferentes realidades, em que o conhecimento de si e do outro são peças fundamentais nas aprendizagens de saberes diferenciados e articulados”, afirmam os professores.

Créditos: Rita Roberto

Ensinar e preparar para o mercado de trabalho

A segunda edição do mestrado, mantém os princípios e a estrutura da primeira, com a diferença de, por um lado, ter um grupo de estudantes no segundo ano do curso, que irá desenvolver e partilhar com a comunidade académica e regional, em diferentes tipos de seminários, as suas investigações e reflexões no contexto de uma Ciência Cidadã de que o IPS é subscritor. Por outro lado, estimula uma maior interligação com as estruturas artísticas, como por exemplo museus, companhias de teatro, associações culturais, existentes nos distritos de Setúbal e de Lisboa.

Os coordenadores do MEPAI, Ana Luísa de Oliveira Pires e António Ângelo Vasconcelos, reforçam a necessidade de incentivar o desenvolvimento sustentado da sociedade e formar profissionais polivalentes, “não apenas desta região, mas também de outras, tanto a nível nacional como internacional, como foi evidenciado pelo tipo de estudantes que o procurou no seu primeiro ano”.

Para 2023/2024, o IPS dispõe adicionalmente de uma vasta oferta de mestrados e pós-graduações, abarcando as áreas de saúde, educação, ciências empresariais e engenharia e tecnologia.

Consulte o site do Instituto Politécnico de Setúbal e candidate-se até dia 6 de julho no mestrado Educação, Práticas Artísticas e Inclusão.