Doença venosa crónica: não espere pelo verão. Combata a sensação de pernas cansadas e pesadas todo o ano
É geralmente no verão que a sensação de pernas cansadas e pesadas mais se faz sentir mas, para prevenir a doença venosa crónica ou o seu agravamento, o tratamento deve manter-se ao longo de todo o ano.
A Doença Venosa Crónica (DVC) é uma doença crónica e evolutiva, caracterizada por uma disfunção das paredes e válvulas das veias das pernas, que dificulta a circulação do sangue para o coração.
Estima-se que trinta e cinco por cento da população portuguesa sofra de DVC, sendo que a sua incidência é maior nas mulheres a partir dos 30 anos. A gravidez e a contraceção oral são dois fatores que podem agravar a doença.
Além da sensação de pernas cansadas e pesadas, outros sintomas associados à DVC são: dor nas pernas, pernas e tornozelos inchados, comichão, dormência nas pernas e cãibras noturnas.
Como tratar a doença venosa crónica todo o ano
O tratamento da doença venosa crónica depende da presença e gravidade dos sintomas e deve ser adaptado caso a caso, podendo incluir fármacos venoativos, compressão elástica, bem como intervenções cirúrgicas.
As medidas higieno-dietéticas são uma das formas de prevenir e tratar a doença, promovendo a circulação venosa. Por isso, é importante a prática de exercício físico adequado (como marcha, corrida lenta, bicicleta ou natação), evitar estar muito tempo sentado ou de pé, não usar com frequência saltos altos ou rasos (o salto ideal é entre 3 e 4 cm) e evitar roupa apertada, bem como prevenir o excesso de peso e optar por lugares frescos.
Não espere pelo verão
E, com eles, a exacerbação de sintomas como pernas pesadas, cansadas e com dor, sobretudo ao final do dia.
Para saber mais sobre a doença venosa crónica consulte a página digital www.dornaspernas.pt.