Secções
Entrar

#AdoroOsMeusOlhos – A presbiopia e a catarata

A propósito da Semana da Visão, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia convida especialistas a falarem sobre patologias que afetam os olhos. Pedro Menéres, médico Oftalmologista e membro da Direção da SPO, fala-nos sobre a presbiopia e a catarata, bem como da necessidade de um diagnóstico e tratamento eficazes.

14 de outubro de 2022 às 11:17

Pessoas com cataratas apercebem-se de menor nitidez das imagens, menor facilidade na leitura de legendas, sensação de nevoeiro ou dificuldade de conhecer as pessoas ao longe.


A “vista cansada” (presbiopia)

Soluções para a vista cansada

Contudo, a solução para autonomia de óculos de longe e perto nas pessoas menos jovens baseia-se particularmente em lentes multifocais. Existem soluções com lentes de contacto e com implante de lentes intraoculares. Com o implante de lentes definitivas, há a possibilidade de devolver a independência de óculos para perto e longe. Porém, por diversas razões, estas não podem ser implantadas em todos os casos (por exemplo, em doenças do nervo ótico da retina ou da córnea), exigindo uma cuidadosa avaliação e estudo pré-operatório com múltiplos exames.


A catarata

Sintomas


Tratamento

O único tratamento eficaz para resolver esta opacidade é a cirurgia. O momento da cirurgia depende da evolução da catarata e da visão de cada pessoa. Na cirurgia, a lente natural opacificada é removida e é implantada uma nova lente intraocular que a vai substituir.

A cirurgia decorre, na maioria dos casos, sob anestesia tópica (anestésico em gotas), sem necessidade de internamento ou suturas. O estudo pré-operatório, com exames de precisão, e os cuidados no pós-operatório, com restrição de ambientes sujos, poeiras e vento, e a colocação de colírios nos primeiros dias a seguir à intervenção, são determinantes para o sucesso.


Sucesso

A cirurgia de catarata e o implante de lentes intraoculares decorrem em dezenas de milhares de doentes por ano, em Portugal. Felizmente, longe vão os tempos em que a maioria dos doentes com catarata chegava a situações de cegueira.

As tecnologias empregues atualmente trouxeram maior segurança, assim como a experiência acumulada de muitos anos, com ótimos resultados e melhoria significativa da visão e da qualidade de vida na esmagadora maioria dos doentes submetidos a esta intervenção.