Sábado – Pense por si

Juiz mexicano autoriza extradição de El Chapo

21 de outubro de 2016 às 09:14
As mais lidas

Um juiz mexicano autorizou hoje a extradição para os Estados Unidos de Joaquin "El Chapo" Guzman ao recusar duas acções judiciais apresentadas pela defesa do narcotraficante

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República do México disse ter sido notificada de cinco decisões emitidas pelo tribunal penal do distrito de Amparo na Cidade do México relativas às acções judiciais apresentadas pela defesa.

"Em duas delas o órgão jurisdicional negou a protecção e protecção da justiça federal, enquanto as outras três foram recusadas", precisou.

Em Setembro, os advogados deEl Chapoafirmaram que se o juiz lhe negasse a protecção recorreriam da decisão a um tribunal colegial, que envolveria uma nova análise do caso que duraria "entre três e seis meses".

El Chapo foi recapturado em Janeiro, seis meses depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança através de um túnel de 1,5 quilómetros que construiu a partir da sua cela.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.