Sábado – Pense por si

Renato Gomes Carvalho
Renato Gomes Carvalho Membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Psicólogo e Professor Universitário, Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Panorama

A minha personalidade no meu telemóvel

No início dos anos 2000, a ideia de uma consulta de psicologia ser feita a distância era algo novo para muitos e certamente não era a prática regular. Vinte anos depois, a discussão já não é apenas sobre teleconsultas ou atos da profissão feitos a distância, que são uma prática comum e válida, mas sobre qual é a extensão do papel das tecnologias da informação e da comunicação na compreensão do comportamento humano e na prestação de serviços de psicologia.

Panorama

Os telemóveis nas escolas

É preciso promover a literacia digital, de forma a capacitar os jovens para a utilização destes dispositivos e os seus conteúdos e terem sobre eles uma capacidade crítica. Afinal, é o que fazemos com os smartphones o que pode ser problemático.

Panorama

A minha rotina matinal

O problema de uma crescente individualização ou centração de cada indivíduo em si próprio e no seu mundo, sendo o outro visto como um atrapalho ou inconveniente, além de nos tornar pessoas mais desagradáveis no trato, tem impactos para cada um de nós.

Panorama

Uma grande nuvem de poeiras

Há uma enorme diferença entre profissionais que têm formação e estão vinculados a um código deontológico, e uma pletora de falsos terapeutas e falsos coaches, mentores intuitivos, mental health trainers, especialistas e autodidatas em felicidade ou inteligência emocional, entre outros.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.