Sábado – Pense por si

Pedro Proença
Pedro Proença Advogado
24 de outubro de 2025 às 07:00

Filhos assassinos: o lado oculto da geração online

A empatia, que sempre foi a cola da civilização, está em erosão. E quando a empatia começa a morrer, a violência torna-se banal.

Nas últimas semanas, Portugal confrontou-se com episódios que, à primeira vista, parecem desconexos: o , alegadamente cometido pelo próprio filho de 14 anos e o em Castro D’Aire. Acresce ainda o aumento preocupante da violência nas escolas, com agressões a professores, destruição de património e episódios de bullying. Mas estes factos, quando vistos em conjunto, são sintomas de um mesmo mal profundo: a deterioração silenciosa da saúde mental dos jovens, amplificada por um novo ecossistema digital.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Greve geral ou prova de vida sindical?

Estes movimentos, que enchem a boca com “direitos dos trabalhadores” e “luta contra a exploração”, nunca se lembram de mencionar que, nos regimes que idolatram, como Cuba e a Venezuela, fazer greve é tão permitido como fazer uma piada com o ditador de serviço.

Como preparar a reforma

O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.