Sábado – Pense por si

OE2019: Empresas vão pagar mais imposto pelos seus automóveis no próximo ano

16 de outubro de 2018 às 00:40
As mais lidas

Fora desta tributação, mantêm-se "os veículos movidos exclusivamente a energia eléctrica".

A taxa de tributação autónoma que as empresas pagam pelos automóveis em sua posse vai aumentar no próximo ano, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) entregue esta terça-feira no Parlamento.

Actualmente, os gastos dedutíveis efectuados com "despesas de representação", com "viaturas ligeiras de passageiros ou mistas" cujo preço seja inferior a 20 mil euros ou com "motos e motociclos" são tributados a uma taxa de 10%. Mas, segundo o OE2019, a taxa passará a ser de 15%.

Fora desta tributação autónoma, mantêm-se "os veículos movidos exclusivamente a energia eléctrica".

Já no caso dos encargos dedutíveis com automóveis "ligeiros de passageiros ou mistos, cujo custo de aquisição seja igual ou superior" a 20 mil euros, a taxa de tributação passa dos actuais 20% para 25%.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.