
Joe Biden: história do encobrimento
E também a história de uma investigação jornalística, que contou tudo num livro sobre o que se passou no gabinete da Casa Branca
E também a história de uma investigação jornalística, que contou tudo num livro sobre o que se passou no gabinete da Casa Branca
No dia em que se assinala um mês desde a tomada de posse de Trump, o advogado e autor Jorge Castela, fundador do Chega e primeiro ideólogo do partido, lança novo livro sobre o chefe de Estado norte-americano.
Ao longo de 1.292 páginas, Jorge Castela acusa a Ucrânia de ter "um regime de natureza oligárquica e neonazi". Sobre o partido que fundou, atira: "O Chega é mais um a replicar esta ficção de conseguirmos derrotar a Rússia."
Israel anuncia que quer destruir o movimento, mas o seu braço militar não chega ao Qatar nem à Turquia. E é aí que vive, bem e com guarda-costas, a liderança política. Quem são os seus anfitriões?
Ao lado de André Ventura, Jorge Castela fundou o Chega. Já longe do partido, o advogado, economista e primeiro ideólogo da estrutura fala sobre a incompetência que provocou a atual crise estatuária e crítica a posição pró-ucraniana do partido.
Han Zheng era responsável pelos assuntos relacionados com Hong Kong quando foi aprovada a lei de segurança nacional que já levou à detenção de 250 pessoas.
Um em cada cinco membros do Comité Central estudou em universidades estrangeiras, mas depois não tentam replicar os modelos liberais. "Aprendem e depois levam o conhecimento técnico", critica especialista em relações internacionais.
Tinha 95 anos. Mandato turbulento durou meses e terminou em 1990 com as primeiras eleições livres da história da República Democrática Alemã.
Autoridades de saúde decidiram que os infetados e os seus contactos já não têm que ser movidos para centros de quarentena.
O mundo pós pandémico revelou também um abrandamento preocupante do crescimento económico chinês. A imposição de confinamentos sucessivos e intermináveis, parece estar mais relacionada com medidas de controlo político do que com a proteção da saúde pública.
Numa votação à porta fechada, em Pequim, foi quebrada a tradição política das últimas décadas nas quais o líder chinês apenas servia dois mandatos. Kim Jong Un e Vladimir Putin já enviaram felicitações.
O secretário do partido no município de Xangai, o chefe do órgão consultivo do partido e o presidente da Assembleia Nacional Popular vão ser igualmente afastados.
"Faremos todos os esforços em prol da reunificação pacífica, mas não renunciaremos nunca ao uso da força", disse o secretário-geral na abertura do 20º Congresso do Partido Comunista.
A tragédia da escravatura costuma preencher a retórica política contemporânea. Mas há algo estranho nessa retórica: ao mesmo tempo que se fala dos crimes do passado (e muito bem), os crimes do presente nunca merecem a mesma atenção (e muito mal).
A sua newsletter de segunda-feira.
Conflito na Ucrânia acabará com um reino russo de terror? E se os ucranianos vencerem? A China poderá intervir? Putin está isolado no seu próprio mundo e existem muitos corredores sem saída pela frente.