
Preta Gil, uma mulher sem medo
Falava abertamente de qualquer temática. Na autobiografia lançada há um ano, dissertou sobre cancro, infância e traição. Assim era Preta Gil, a liberdade em pessoa.
Falava abertamente de qualquer temática. Na autobiografia lançada há um ano, dissertou sobre cancro, infância e traição. Assim era Preta Gil, a liberdade em pessoa.
Durante mais de dois anos, a artista, filha do compositor Gilberto Gil, partilhou a sua luta contra o cancro com os seus milhões de seguidores. Foi para os Estados Unidos tentar um tratamento experimental, mas não resistiu. Morreu este domingo a poucos dias de fazer 51 anos.
A newsletter de quinta-feira
O rei emérito de Espanha será o primeiro monarca a autobiografar-se. Exilado em Abu Dhabi há cinco anos, o pai de Felipe VI não comunicou ao filho a sua intenção porque sempre fez o que lhe apeteceu. O livro sai a 12 de novembro e vai ser polémico.
João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.
O jornalista Fabio Marchese Ragona, autor do livro escrito em conjunto com o Papa Francisco, defende que o legado será para continuar. E que Américo Aguiar está entre os preferidos.
O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.
Patric Gagne conta à SÁBADO que não sente algumas emoções. Percebeu-o em criança, tentou disfarçar na faculdade e agora quer criar um tratamento.
O avô, antifascista, combateu na I Guerra e passou esses valores ao neto, que ajudou os perseguidos do regime argentino. No bairro, respeitava-se a diferença e davam-se os bons-dias às beatas e às prostitutas.
“Senti atração por duas raparigas”, confessou sobre a juventude. No início, a mãe não reagiu muito bem quando lhe disse que queria ser padre. No dia em que foi eleito Papa, ligou à única irmã viva.
Logo nas primeiras horas, após ser eleito, percebeu-se que Francisco seria diferente dos antecessores. Dispensou todos os luxos – até os sapatos vermelhos.
Francisco “tentou resgatar o melhor da humanidade” e “aceitou discutir questões que os seus antecessores tinham dito que não eram para discutir”. Depois dele, a Igreja Católica não pode voltar a ser a mesma.
O argentino de 88 anos esteve internado durante mais de um mês. Foi eleito papa em 2013, tornando-se o primeiro sul-americano a liderar a Igreja Católica.
Sob o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz, Matos Gomes assinou vários romances em que estava patente a temática africanista, nomeadamente no contexto da Guerra Colonial.
Foi um dos atores mais populares nas décadas de 70 e 80 do século XX. Ganhou fãs com Shogun, Os Três Mosqueteiros e As Minas do Rei Salomão. Morreu aos 90 anos, em casa, ao lado do companheiro de várias décadas.
O livro conta uma história ficcionada, em que as personagens são participantes reais do encontro de escritores, com os seus próprios nomes, sobre o desaparecimento, alegadamente por roubo, de um manuscrito original de Mário Zambujal.