Ministro Tiago Brandão Rodrigues assinalou o arranque do novo ano letivo, destacando o acesso de mais famílias à educação pré-escolar e a manuais gratuitos.
O ministro daEducação, Tiago Brandão Rodrigues, disse esta terça-feira em Marco de Canaveses que há "todas as condições" para um bom início do ano letivo, destacando o acesso de mais famílias à educação pré-escolar e a manuais gratuitos.
"Estão todas as condições criadas para que, efetivamente, possa ser um bom início de ano letivo", referiu aos jornalistas, quando visitava a escola profissional de agricultura da localidade, para assinalar o arranque do novo ano escolar.
Como dados para este ano, assinalou "uma aposta forte na inovação pedagógica, no que é a educação pré-escolar".
"Temos este ano um número significativo de crianças e famílias que vão poder ter acesso. Mais 1.400 e, no total, mais 7.500 famílias nesta legislatura que têm acesso à educação no pré-escolar", indicou.
O ministro referiu depois que este ano haverá "quase um milhão de famílias que vão ter os manuais escolares gratuitos".
"Isso é algo que restitui rendimento às famílias e nunca como este ano tantas famílias antes de iniciar o ano letivo tinham os livros na sua posse", destacou, informando que, até ao momento, "70% dos'vouchers'já foram resgatados [pelas famílias].
Tiago Brandão Rodrigues assinalou que este ano haverá mais assistentes operacionais nas escolas [mais 3.500 no total da legislatura] e, por outro lado, "de forma absolutamente inédita", foi possível colocar os professores contratados "logo a meio de agosto".
O ministro assinalou, também, a importância de o início deste ano letivo ter sido assinalado pelo Governo numa escola profissional agrícola pública, "para se poder ver que a escola pública tem muitas vertentes".
"Este ano quisemos demonstrar a força de ensino profissional, que é uma via de corpo inteiro. Por outro lado, estar aqui também numa escola de desenvolvimento rural, porque sabemos bem que o setor primário é tão importante para a nossa economia, mas é muito importante também para o nosso sistema educativo e para o nosso ensino superior", afirmou aos jornalistas.
"Estão reunidas todas as condições para um bom início do ano letivo"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?