Sábado – Pense por si

Ana Gomes deixa espaço de comentário na SIC Notícias

Diogo Barreto
Diogo Barreto 17 de outubro de 2025 às 10:45
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

A ex-eurodeputada encara com "normalidade" a saída. António Vitorino vai ganhar um espaço de comentário semanal.

A antiga deputada europeia pelo Partido Socialista, Ana Gomes, vai deixar de ser comentadora da SIC Notícias ao fim de dez anos.  

Mariana Vieira da Silva discursa com a bandeira de Portugal ao fundo
Mariana Vieira da Silva discursa com a bandeira de Portugal ao fundo José Sena Goulão/Lusa

 “Ana Gomes teve com a SIC Notícias uma estreita e excelente relação de quase 10 anos”, explicou Bernardo Ferrão, diretor de Informação do canal privado, ao jornal Observador. Ferrão informou que a SIC Notícias está a fazer uma " renovação dos seus comentadores", dando o exemplo da entrada de António Vitorino (outro histórico socialista), Carlos Guimarães Pinto (da Iniciativa Liberal), entre outros. 

Ao Observador, Ana Gomes, de 71 anos, disse estar “confortável” com a sua saída da SIC Notícias: "Tudo tem o seu fim. É o fim de um ciclo normal", afirmou, rejeitando qualquer ligação política em relação à decisão.

Também a RTP fez na sua antena recentemente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.