Sábado – Pense por si

Zelensky sugere entrega de mísseis Tomahawk em troca de drones

Luana Augusto
Luana Augusto 17 de outubro de 2025 às 18:07
As mais lidas

Presidente ucraniano chegou esta sexta-feira à Casa Branca para se reunir com Trump. Entrega de mísseis Tomahawk será um dos temas em cima da mesa.

O presidente da Ucrânia chegou esta sexta-feira à Casa Branca para se encontrar com o homólogo norte-americano, Donald Trump, e debater o fim da guerra na Ucrânia. Numa conferência de imprensa, que aconteceu antes da reunião, Volodymyr Zelensky, disse que a ideia deste encontro era "pressionar Putin para a mesa das negociaçoes", apesar de acreditar que a Rússia não tenciona acabar com o conflito. "Tem de haver um cessar-fogo. Nós queremos, mas Putin não o deseja."

Trump e Zelensky
Trump e Zelensky AP Photo/Alex Brandon

Aos jornalistas, Volodymyr Zelensky confessou ainda estar pronto para se encontrar com Putin a qualquer momento e em qualquer tipo de "formato", mas lembrou que são necessárias garantias de segurança. "Sabemos o que é preciso para levar Putin à mesa das negociações. E como disse anteriormente, estamos prontos para falar em qualquer tipo de formato: bilateral, trilateral, nao importa."

Já Donald Trump disse estar convencido de que ambas as partes querem acabar com a guerra e mostrou-se até empenhado em ajudar a alcançar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Garantiu até que "a guerra no Médio Oriente foi muito mais complicada". "O presidente Putin quer terminar com a guerra. Falei com ele ontem. E penso que o presidente Zelensky tambémo quer."

Ainda nesta conferência de imprensa, o presidente ucraniano propôs que os EUA fornecessem mísseis Tomahawk à Ucrânia em troca de milhares de drones. "Precisamos te Tomahawk. Temos uma porposta a fazer", afirmou.

Trump mostrou-se até interessado em fornecer estes mísseis, mas disse que espera poder acabar com a guerra sem recorrer a este tipo de armamento. Além disso, apontou que estão a ser feitos grandes "progressos". "Temos um grande leque de armas, [mas] preferiamos que a guerra terminasse."

Neste mesmo encontro, o republicano deixou ainda elogios ao casaco de Zelensky - uma mudança que ocorreu depois de em fevereiro Donald Trump ter feito críticas à roupa com que o presidente ucraniano se apresentou na Casa Branca. "É muito estiloso, gostei."

Artigos Relacionados
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.