Sábado – Pense por si

Submarino indonésio desaparecido está "afundado". Levava 53 tripulantes

Diogo Barreto
Diogo Barreto 24 de abril de 2021 às 10:57
As mais lidas

Foram encontrados destroços de submarino indonésio que estava desaparecido. Marinha declarou o submarino oficialmente afundado, sem esperança de encontrar sobreviventes.

O navio ficou sem reservas de oxigénio este sábado de manhã e a Marinha da Indonésia já declarou o submarino como "oficialmente afundado". As esperanças de encontrar os 53 tripulantes com vida são nulas. O submarino desapareceu esta semana, na quarta-feira, ao largo de Bali.

M Risyal Hidayat/Antara Foto/via REUTERS

O chefe da Marinha indonésia, Yudo Margono, disse que as equipas de resgate encontraram vários objectos do submarino, incluindo peças de um alisador de torpedo, uma garrafa de graxa usada para olear o periscópio e tapetes de oração dos tripulantes. "Com as evidências que descobrimos e que acreditamos serem do submarino, passamos agora da fase de desparecido para afundado", disse, citado pela Associated Press.

Na quinta-feira, a Marinha tinha informado que o submarino desaparecido tinha capacidade para 72 horas de oxigénio, o que queria dizer que ficaria sem oxigénio na manhã deste sábado. 

Mais de 400 pessoas, além de cinco navios e um helicóptero, participam desde quarta-feira nas buscas e resgate do submarino KRI Nanggala-402, fabricado na Alemanha em 1977.

Em conferência de imprensa, Yudo Margono disse também que as equipas de buscas encontraram uma fonte de grande magnetismo a uma profundidade dentre 50 a 100 metros, que pode dar pistas sobre a localização do submarino.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.