Sábado – Pense por si

Marcelo e Costa na cerimónia de juramento de Guterres

Presidente da República e primeiro-ministro estarão presentes na sede da ONU, em Nova Iorque

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, participam na segunda-feira na cerimónia de juramento de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

A cerimónia acontece às 10 horas (5 horas de Lisboa) na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, perante representantes dos 193 estados-membros, e é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.

António Guterres fará depois o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, com a presença de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e outros responsáveis internacionais no pódio.

No final, o novo secretário-geral da ONU fará um discurso que durará entre 10 a 15 minutos.

Ao final do dia, por volta das 18 horas locais, o Presidente da República oferece uma recepção para cerca de 800 pessoas, na Sala de Jantar dos Delegados, também na sede da organização.

A Sala de Jantar dos Delegados tem à entrada um painel de azulejos, oferecido pelo estado português em 1996, com autoria de Susana Bretes, que representa Lisboa no século XVI.

António Guterres iniciará oficialmente funções como secretário-geral da ONU em 1 de Janeiro de 2017.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.