Sábado – Pense por si

Forças egípcias atacaram base de terroristas

26 de maio de 2017 às 22:07
As mais lidas

As forças armadas egípcias atacaram hoje na Líbia a base de onde saíram os presumíveis autores do atentado no Cairo, em que morreram 28 cristãos coptas

As forças armadas egípcias atacaram hoje na Líbia a base de onde saíram os presumíveis autores do atentado no Cairo, em que morreram 28 cristãos coptas, anunciou o Presidente do Egito, Abdelfatah Al-Sisi.

O anúncio foi feito numa intervenção transmitida pela televisão pública e al-Sisi garantiu na ocasião que o seu país "não vacilará em atacar campos de treino de terroristas", no Egipto ou no estrangeiro.

Até agora ainda nenhuma organização reivindicou o ataque contra um autocarro em que 28 cristãos coptas morreram quando se dirigiam para um mosteiro próximo da localidade egípcia de Al Adua, na província de Minya, no sul do país.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.