Sábado – Pense por si

Só 12% das queixas apresentadas pelos contribuintes são ganhas pelo Fisco

No ano passado, a taxa de sucesso da Autoridade Tributária foi a mais baixa dos últimos dez anos. Fisco decidiu a favor dos contribuintes em 58% dos casos, mas ganha mais processos quando os casos são decididos em tribunal.

Entre as mais de 47 mil queixas feitas no ano passado ao Fisco pelos contribuintes, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deu razão a 58% dos casos. De acordo com o Diário de Notícias, a AT só ganhou 12% das reclamações, resultando na taxa de sucesso mais baixa dos últimos dez anos. 

A maior fatia de queixas vai para o Imposto Único de Circulação, representando quase um terço do total de reclamações. Queixas sobre o IRS surgem logo a seguir. Aliás, em anos anteriores, os casos que chegam ao Fisco sobre IRS costumam ser os mais comuns. 

Ainda assim, o Fisco ganha mais processos quando os casos são decididos em tribunal. 

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.