Sábado – Pense por si

Erro do Fisco obriga a devolução de reembolsos do IRS

Um erro de leitura do sistema informático do Fisco fez com que os valores declarados por contribuintes da categoria B com contabilidade organizada não fossem tidos em conta. O resultado foi que as liquidações saíram erradas e foram feitos reembolsos que agora terão de ser devolvidos pelos contribuintes.

O Fisco não levou em linha de conta a totalidade dos rendimentos declarados por contribuintes da categoria B com contabilidade organizada e, na prática, isso significa que, no momento de fazer contas ao imposto a pagar, a fatura é muito mais favorável aos sujeitos passivos do que deveria ser. Resultado: estão a ser efetuados reembolsos que não têm aderência à realidade e que terão de ser devolvidos à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

A Autoridade Tributária, liderada por Helena Borges, já admitiu o erro e promete notificar as novas liquidações, já corrigidas, até final do mês.
A Autoridade Tributária, liderada por Helena Borges, já admitiu o erro e promete notificar as novas liquidações, já corrigidas, até final do mês. Vítor Mota

Leia mais noJornal de Negócios

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.