Sábado – Pense por si

PIB da zona euro cresceu 1,7% no primeiro trimestre

03 de maio de 2017 às 10:39
As mais lidas

A estimativa da Eurostat indica que o PIB da União Europeia também cresceu em 1,9 pontos percentuais

A estimativa da Eurostat divulgada esta quarta-feira indica que as economia da zona euro e da União Europeia cresceram 1,7% e 1,9%, respectivamente, no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2016.

O gabinete oficial de estatísticas da UE, informou que o produto interno bruto (PIB) da zona euro cresceu 0,5% face ao quarto trimestre de 2016 e o do conjunto dos Estados-membros subiu 0,4%.

Em termos homólogos, o ritmo do crescimento da economia dos 19 países da moeda única abrandou 0,1 pontos percentuais entre Janeiro e Março, o mesmo acontecendo na UE (tinham crescido 1,8% e 1,9%, respectivamente, no quarto trimestre de 2016).

Já na variação em cadeia, o PIB da zona euro manteve a mesma taxa de crescimento, mas na UE esta recuou 0,2 pontos percentuais (0,6% entre Outubro de Dezembro de 2016).

Tópicos Eurostat PIB UE
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.