Sábado – Pense por si

A escuta em que Salazar apanhou a fundadora da Cáritas a dizer mal do Patriarca

Pedro Jorge Castro 09 de abril de 2017 às 08:00

Uma semana antes de ser demitida, em 1965, Fernanda Jardim ligou para a embaixada do Vaticano em Lisboa e disse que desprezava o cardeal Cerejeira. Leia a transcrição do telefonema escutado pela PIDE

Eram 15h45 do dia 25 de Setembro de 1965 quando Fernanda Jardim, a beata que fundou e dirigiu a Cáritas portuguesa durante mais de 20 anos, telefonou ao monsenhor Rotunno, da Nunciatura Apostólica. Não imaginaria que a PIDE estaria a escutar todos os telefonemas recebidos no edifício de representação do Vaticano em Lisboa, uma espécie de embaixada do Papa em Portugal. Salazar leu a transcrição da conversa cinco dias depois e fez vários sublinhados, como se vê na documentação consultada pela SÁBADO na Torre do Tombo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.