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A possibilidade de construir uma fábrica na China já era conhecida, tal como o 'timing' de decisão. A notícia do The Wall Street Journal obrigou a marca a vir reconfirmar o prazo de decisão até ao fim do ano, que pode coincidir com a visita de Trump ao país.
Por Paulo Zacarias Gomes - Jornal de Negócios
A fabricante de veículos automóveis eléctricos Tesla está a avaliar a instalação de uma fábrica na China. A empresa fundada por Elon Musk está em conversações com as autoridades municipais de Xangai e deverá tomar uma decisão sobre o avanço do investimento até ao final do ano.A empresa reconheceu este domingo que continua empenhada na abertura de capacidade industrial na segunda maior economia do mundo, mas recusou confirmar notícias que davam conta de que a decisão já estava tomada.Segundo a Reuters, a lei chinesa que impede a instalação no país de fábricas detidas a 100% por entidades estrangeiras está a dificultar a implementação da companhia, que quer preservar todos os direitos de propriedade intelectual associados à criação das suas viaturas mas, ao mesmo tempo que procura crescer num dos mercados de maior potencial.O The Wall Street Journal tinha noticiado que havia já um acordo entre a Tesla e o governo de Xangai para instalar a fábrica da marca na zona de comércio livre daquela cidade chinesa que é também considerada a capital automóvel do país - o que permite contornar a questão do domínio estrangeiro e propriedade intelectual. Apesar de a empresa, ainda assim, continuar a ter de pagar uma taxa de 25% sobre as importações necessárias ao fabrico dos veículos, a decisão de fixar as instalações naquela zona do país permitiria reduzir os custos de produção para a companhia de origem norte-americana.No mês que vem está prevista a deslocação do presidente norte-americano à China, o que aumenta a expectativa de que o possível negócio para localizar a Tesla no país possa vir a ser fechado até essa altura.A sua única fábrica, em Fremont na Califórnia, tem estado a braços com problemas de sobrecarga de produção do seu novo modelo, o Model 3, que condicionou a produção de veículos no terceiro trimestre a um quinto do inicialmente previsto (260 contra 1.500 carros).A China tem em curso a introdução de novos incentivos à produção, no país, de veículos eléctricos, que o analista Jiayin Song, do Rocky Mountain Institute, considera que será o programa mais amplo do género a ser implementado a nível mundial.
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